*

*

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Resiliência!

Se não fosse pelo estudo da lição da escola sabatina desta semana nunca saberia o significado deste vocábulo. Que na realidade o dicionário do Word não identificou. Mas apesar de o significado conter na lição resolvi consultar meu Houaiss (dicionário eletrônico) e veja o que está escrito:

 substantivo feminino

1- Rubrica: física.

propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica

2- Derivação: sentido figurado.

capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças


Apesar dos significados tanto da lição quanto do Houaiss estarem em comum acordo tem um significado para resiliência que supera toda natureza de nosso entendimento. É este que está na Bíblia Sagrada:


“Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar, ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria”

Salmos 46:1-3

A Bíblia nos dá a fonte de toda superação das adversidades. A Bíblia nos ilumina e nos mostra o caminho para obter a resiliência.
Essas palavras são lindas e soam como sinos suaves aos nossos ouvidos. Mas, passar por momentos adversos parece não ser algo dos mais agradáveis. Lendo o texto de forma menos abstrata podemos analisar quão assustador deve ser sentir a terra tremer, quão desesperador deve ser assistir os montes afundando no mar e quais sentimentos devem passar por nós ao presenciar o estrondo das águas turbulentas e a sacudidura dos montes pela fúria. Esses relatos mostram o quão difícil pode ser a nossa vida aqui na Terra. O quão tenebroso podem ser os momentos que passamos por aqui aguardando a volta de Cristo.

Talvez eu e você nunca passamos por momentos tão adversos, confusos onde a nossa única vontade seja desistir. Talvez eu nunca veja um monte sendo engolido pelo mar, mas posso perder alguém que amo. Talvez eu nunca sinta a terra tremer, mas posso ser acometido de uma grave doença. Talvez eu nunca presencie as águas turbulentas, mas posso ter magoado ou sido magoado por alguém.

O importante é saber que independente das situações a chave para atingirmos a resiliência é Jesus.

Mas infelizmente as vezes esse é o primeiro que abandonamos. Abandonamos a igreja, abandonamos a obra, abandonamos a comunhão.

Imagine exemplos de grandes pessoas que foram resilientes como: Abraão, José, Rute, Jó, Daniel, Paulo... Imagine esses grandes exemplos bíblicos indo te procurar lá no céu para saber como você alcançou a resiliência no final dos tempos?

É isso aí meu amigo, não é fácil! Mas ele prometeu... isso vai passar.


Seja forte, seja corajoso e acredite nas palavras do Teu Deus, acredite na Bíblia e tenha um sábado feliz!

Abaixo veja este videozinho produzinho pelo Ministério de Comunicação.
Música: Recomeçar
Intérpretes: Voices




*Larissa Oliveira* - Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário