*

*

domingo, 23 de outubro de 2011

Mudando de Atitude

Como esse tema é significativo.
Começo a segunda-feira bem... na certeza do perdão de meus pecados e da renovação da minha vida em Cristo.
Mudando de Atitude foi o tema da lição dos adolescentes desta semana... Mudando de atitude foi o tema do sermão de sábado... Mudando de atitude foi o tema do sermão de hoje (domingo). Meu Deus... Mais claro que isso só o sol do meio-dia!

Em um momento da História relatada em I Samuel 3-7, Israel havia feito coisas do seu jeito por um longo tempo. Eles pensavam que estavam acima da lei e que poderiam fazer o que bem entendenssem. Por um tempo, ele não viram as consequencias de suas ações. Mas isso acabaria. Deus esteva prestes a mostrar aos israelitas, de uma maneira que eles nunca se esqueceriam, que Ele é santo e somente Ele deve ser adorado.
Depois de sofrer uma surpreendente derrota pelos filisteus, Israel levou a arca do concerto para a batalha, a fim de assegurar a vitória. Israel estava vivendo em rebelião contra Deus, mas pensava que se eles tinham a arca, então Deus tinha que fazer tudo o que desejavam. Deus decidiu ensinar a Israel uma lição que eles nunca mais esqueceriam. A arca do concerto foi capturada pelos filisteus; que também pensavam que haviam capturado Deus. Deus deciciu mostrar tanto para Israel como para os filisteus que Ele era Deus, Ele era santo e que não estava para brincadeira.
Por tanto temp Israel estivera fazendo o que considerava certo aos seus próprios olhos que se esquecera de que os olhos de Deus eram os únicos que importavam. Por causa de Seu amor por Israel, Deus o puniu para que se relacionasse com Ele de maneira correta. Depois de uma série de reveses e calamidades, Israel finalmente aprendeu a lição e se arrependeu de seu pecado. Eles assumiram um novo compromisso para honrar e servir a Deus somente.

As histórias do povo de Israel sempre são grandes lições para nos, até porque não somos tãão diferentes.
Consigo entender que: HÁ CONSEQUÊNCIAS para nossas ações, embora nem sempre elas sejam imediatas. "Não se enganem: Ninguém ZOMBA de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá." Gálatas 6:7; também entendo que DEUS É SANTO e deve ser tratado como tal. Devemos adorá-lo como Ele nos diz para fazer; entendo que no meio do julgamento SEMPRE HÁ MISERICÓRDIA. Isso é demonstrado quando Deus perdoou Israel e depois lutou por eles; entendo que DEUS É ZELOSO e requer toda a nossa adoração e atenção. A melhor maneira de fazermos isso é através de um relacionamento íntimo e pessoal com Deus.

Serpentes pítons birmanesas estão se tornando animais de estimação populares. Relativamente baratas, você pode comprar uma recentemente chocada por aproximadamente 20 dólares. No entanto, as pessoas não percebem quão grandes elas se tornam. Elas podem chegar a seis metros de comprimento. Com frequência, os donos não conseguem controlar a grande cobra, então eles a soltam. Isso se parece um pouco com o pecado. Ele começa pequeno e parece muito inocente e controlável; no entanto, raramente sabemos quão grande ele pode se tornar se não o controlarmos. Muitas vezes, o pecado foge do controle e se torna fatal. Não podemos detê-lo!
Olhar para as serpentes de um ângulo diferente pode nos ensinar outra lição sobre o pecado. A serpente, embora tratada como um animal de estimação, é na realidade um predador. Foi registrado que uma serpente de mais de três metros e meio engoliu um jacaré de quase dois metros no pantanal da Flórida. Foi uma aventura arriscada para a serpente. Evidentemente, essa não foi a primeira vez que uma serpente comeu um jacaré. Havia pelo menos quatro outros casos registrados. Assim, talvez essa cobra pensou que levaria a melhor. No entanto, as consequências dessa ação foram fatais. O jacaré ainda estava vivo e rasgou a cobra, literalmente de dentro para fora.
E é isso que o pecado faz conosco. Ele também pode destruir-nos de dentro para fora. Podemos achar que descobrimos algo maravilhoso. Podemos até levar a melhor por um tempo. Embora pareça que não há consequências para nossa ações, elas existem. Se não nos cuidarmos, e não nos arrependermos, o pecado pode nos destruir de dentro para fora.

Se não aprendermos com os erros de Israel, teremos que aprender com nossa própria experiência. Deus fará tudo o que Ele puder para mostrar Seu amor por nós e para ajudar-nos a desenvolver um relacionamento significativo e real com Ele. Quando cometemos erros ou damos passos errados, quando pecamos contra Deus, precisamos nos arrepender. Precisamos MUDAR DE ATITUDE  e andar no caminho de Deus, e Ele promete ouvir, curar e ajudar.
Deus seja conosco em mais uma semana!

2 comentários:

  1. A pregação tá feita, só falta marcar a quarta-feira... q tal a próxima?

    ResponderExcluir
  2. Rsrs... Vamos ver, vamos ver o púlpito ainda é um sonho... :-)

    ResponderExcluir