*

*

domingo, 10 de março de 2013

''Avatar e a saudade do Céu"

Texto para refletir nesse fim de noite...

"Uma tia da minha esposa veio nos contar que assistiu ao filme Avatar em 3D, no cinema. Toda empolgada, ela nos disse que a produção de James Cameron (Titanic) é um show de efeitos especiais, mas o que mais lhe chamou a atenção foi o mundo idílico em que os seres azuis (os Na'Vi) vivem em perfeita harmonia com a natureza e consigo mesmos. O pano de fundo (asssim me pareceu pela descrição dela) é a ganância e consumismo humanos versus a paz e a harmonia de uma vida simples. E é justamente esse aspecto - mais que os efeitos e recursos visuais - que parece inebriar as plateias formadas por pessoas cansadas do corre-corre estressante da vida real (a tia da minha esposa é professora da rede pública e o marido dela é médico).

À medida que ela nos descrevia o filme, lembrei-me de duas citações de C. S. Lewis:

“Somos criaturas sem entusiasmo, brincando bobos e inconsequentes com bebida, sexo e ambições, quando o que se nos oferece é a alegria infinita. Agimos como uma criança sem noção, que prefere continuar fazendo bolinhos de lama num cortiço porque não consegue imaginar o que significa a dádiva de um fim de semana na praia. Muito facilmente, nós nos contentamos com pouco” (O Peso da Glória).

“As criaturas não nascem com desejos, a menos que exista satisfação para eles. Um bebê sente fome: bem, existe uma coisa chamada comida. Um patinho quer nadar: bem, existe uma coisa chamada água. ... Se eu encontrar em mim mesmo um desejo que nenhuma experiência neste mundo pode satisfazer, a explicação mais provável é que fui feito para outro mundo” (Cristianismo Puro e Simples).

Depois que ela terminou de descrever algumas cenas e suspirou ao dizer como seria bom viver num mundo como aquele do filme, eu lhe disse que um mundo assim nos está prometido, e não se trata de ficção. A Nova Terra, prometida por Deus, será um lar de harmonia plena, em que as pessoas não precisarão matar para comer; lá o leão habitará com o cordeiro; não haverá mais morte, choro ou dor.

Filmes como Avatar e o efeito que causam nas pessoas me mostram que, sem dúvida, fomos criados para outro mundo e que, independentemente de quem sejamos ou do que conheçamos de Deus, todos temos saudades do Céu.[MB]"

Texto de Michelson Borges em: Criacionismo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário