*

*

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Mensagem a liderança

Vamos meditar em duas analogias?
A primeira é a da gangorra. Este exemplo nos impele a crer que toda a vez que um lado quiser estar no alto, o outro obrigatoriamente terá que estar em baixo. Nunca os dois lados poderão estar no alto. Para haver empate só se for no nível da mediocridade, isto é, no meio. A segunda é da pipa. Você só consegue leva-la para o alto se investir linha. Ou você solta a linha e vê a pipa voando alto, ou não, e fica com a pipa na mão.
Estamos querendo dizer que na igreja existem essas duas atitudes: alguns dizem que a quantidade é inimiga da qualidade, dizem que é impossível manter os membros saudáveis e evangelizar os de fora ao mesmo tempo. É um ou outro. Essa é a teoria do líder que se comporta como gangorra. Por vezes se lança como evangelista e esquece os membros da igreja, e em outros momentos ele se concentra na lista de membros da igreja e esquece da lista de perdidos que precisam ser alcançados.
Por outro lado tem um grupo que acredita que é possível fazer as duas coisas, e bem. Estes investem mais. Colocam prioridades e não abrem mão delas. Aqui está o líder que tem a postura de pipa. Os membros passam ser as suas mãos. Ele se entrega aos membros para que esses se entreguem aos perdidos. Investe na comunhão (reavivamento e reforma), e na missão de cada membro. Quando os membros são envolvidos na missão eles são fortalecidos.
Um líder na igreja é apaixonado por almas; não apenas por pessoas batizadas, mas, por pessoas salvas; não apenas por membros, mas por discípulos. O líder da igreja busca não apenas quantidade, mas qualidade.
Não é possível termos crescimento sem investimento. Só existirá crescimento se houver pessoas estudando a Bíblia e sendo levadas ao batismo. Não podemos falar em comunhão sem conexão com a missão. Comunhão é orar, estudar a Bíblia, passar tempo com Deus. Missão é ação em favor dos perdidos.
Com qual dos dois você quer ficar? Líder gangorra ou pipa? A porta da frente da igreja não tem que ser oposta à do fundo, elas precisam ser complementares. A igreja precisa avançar, expandir, multiplicar.
Ainda dá para fazer muito neste 2º semestre de 2012!
Qual será sua parcela?
Luís Mário - Pr. Geral

Um comentário: