*

*

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Quem fala por Deus?


Textos-Base: 
I Reis 13 e II Reis 23:15-18 

Ficha pessoal

Nome: Desconhecido (Profeta de Judá)
Filiação: Desconhecida
Nacionalidade: Israelita, de Judá
Geração: Jeroboão e Roboão (filho de Salomão)
Versículos que contam sua história: 38 (2 textos-base)
Exemplo: Positivo
Contexto: Após Davi, veio Salomão, e logo depois de uma fase de ouro para todo o povo de Israel, o rei perdeu sua ligação com Deus. Seu filho, Roboão, seguiu só os maus exemplos, e algo drástico aconteceu. Jeroboão, antigo companheiro de Salomão, dividiu o país em dois: Judá e Israel, e foi ser rei desse último reino. E disse não a Deus também. Construiu um altar para deuses falsos. Contra isso, Deus chamou um profeta, de Judá, para ir até lá e fazer uma previsão e um apelo. Até aí, tudo certo. Mas ele encontrou um suposto outro profeta, mentiroso. E aí que a história fica um tanto quanto única. 

Moral básica: “Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.” Isaías 66:2. Eu acho que muita gente não leva em consideração a responsabilidade de se auto-proclamar Porta-voz de Deus. “Deus não gosta disso”, “Deus te pede aquilo”, “Deus te diz isso”; eu tenho muito medo dessas frases. Quem é a boca de Deus? E quem tem ouvidos para isso? Homens bons, homens maus, seguem a Bíblia, não seguem, mentem, só falam a verdade. Existe alguém que pode ter certeza de ser mensageiro de Deus sempre? Existe alguém que possa dizer que outro não pode ser?

Leu os textos? Não? Para, lê e volta. Dá uma lida, para você entender.

Leu agora? Então vamos lá. Como Deus é sábio, não é? Onisciente. Embora ele não controle as pessoas, ele conhece as pessoas. O suficiente para poder enxergar o futuro. Não é profecia, é antevisão, por assim dizer. Ele fala diretamente com um homem, encoraja-o para encarar um rei, e usa-o para prever o que aconteceria alguns séculos depois, com o detalhe do nome do rei que destruiria o altar.
      Um parágrafo para falar da atitude de Jeroboão. Como é volátil aquele que duvida de Deus, né? O cara passa a vida toda sem se preocupar com o Senhor, mas na hora da dificuldade sempre rola um “Pelo amor de Deus, me ajuda!”. Ele estava lá, desobedecendo a Deus descaradamente, o pobre do profeta foi lá para tentar mostrar o erro, e o Rei faz o que? Aponta a mão para atacarem o coitado. A mão dele é atacada por uma doença e a quem ele recorre? Quem? QUEM? A DEUS!!! Ah, quanta hipocrisia... PS: indo para os 2 versículos finais, a gente vê que depois da história toda, Jeroboão não aprendeu a moral e continuou pecando do mesmo jeito. A gente esquece fácil o que Deus faz por nós.
       Chegamos ao ponto central da história. O “velho profeta de Betel” chega na história para mentir para o pobre profeta de Judá. E uma mentira pra lá de cabeluda, porque foi uma mentira disfarçada de vontade de Deus. E isso é assustador, né? Em quem a gente pode confiar, se um homem conhecido como profeta diz que recebeu uma mensagem de Deus, mas na verdade não houve nada disso? O profeta de Judá acreditou. Inocente? Quem sou eu para julgar! Mas ao contrário da ordem que recebeu de Deus de não ficar nem comer em Israel, ele fez isso pela palavra do profeta mentiroso. 
É um perigo muito grande ousar falar em nome de Deus. Acreditar que você conhece a vontade Dele o suficiente para poder falar para o seu irmão o que é o certo e o que é errado. Reflita muito antes disso. E voltando a história olha o que acontece imediatamente depois: aquele mesmo profeta de Betel que inapropriadamente se considerou a voz de Deus, agora se transforma na voz de Deus! E profetiza em nome do Senhor contra o profeta de Judá! Poxa, eu fico embasbacado. A gente não sempre aprendeu que só pode profetizar em nome de Deus aquele que cumpre sua vontade, segue sua lei e vive a sua Palavra?! Aquele homem tinha acabado de mentir!
        Deus pode usar quem ele quiser. Fazer o que ele quiser. Não sou eu, você ou qualquer outro líder de igreja que dão as regras para Deus. Ele as cria. Da onde vem a voz de Deus? Quem ou o que ele pode usar para falar conosco, seus filhos? Qual é a sua mensagem? Ele não precisa de intermediários, mas os usa, de forma até constante. É preciso ter muita capacidade de critério para avaliar.
        E o profeta de Judá morreu. A mensagem de Deus era verdadeira e foi fatal. Ele foi punido. E soa tão injusto, pois o texto parece gritar dizendo que ele só desobedeceu por acreditar estar obedecendo. Mas veja, não pense tão pequeno! Estamos falando de Bíblia, e de conceitos espirituais! O que a vida na Terra? Um sopro, nada mais. Talvez o erro do profeta de Judá foi a falta de critério em avaliar a mensagem que recebeu. Mas mesmo assim, não se limite a achar que a morte dele foi uma punição eterna, o castigo máximo. Não!
       Avance os capítulos que separam a profecia da realidade consumada. No 2° texto-base da história do nosso ilustre desconhecido, vemos, em míseros 4 versículos, que quem pensa que o profeta de Judá assinalou sua perdição ao ouvir o profeta de Betel PODE estar errado. Ao perceber que estava citando um homem usado por Deus, o Rei Josias protege da profanação o túmulo do profeta em questão! Muitos anos após morrer, o profeta de Judá foi honrado! Honrado por um novo homem de Deus, o Rei Josias! Seria um indício de agrado do Senhor para com ele? Uma demonstração de boa vontade de um Deus que saber medir o tamanho dos pecados, que sabe avaliar um pecado culposo de um doloso? (se você tem um amigo que faz Direito é uma boa hora para ligar para ele. Ou jogar no Google). 
      Eu não sei vocês. Mas eu acredito que nesse caso do profeta de Judá, o seu bem de ir a um povo distante, pregar contra seus pecados e erros, orar pela cura de um Rei desobediente, crer numa palavra que parecia ser de Deus (mas que não era) é maior do que seu erro de não avaliar quem estava realmente falando em nome de Deus. Pondere num ditado conhecido: “Numa guerra, Deus sempre está do lado de quem venceu”. Pondere com muito cuidado e reflexão.

Enfim, ponderem...

Não sou eu que defino o certo ou o errado, mas gosto de fazer vocês pensarem sobre isso.

Foi um prazer escrever... aceito críticas e elogios nos comentário. Principalmente elogios.

QUE DEUS ABENÇOE A CADA UM DE VOCÊS QUE CHEGARAM ATÉ AQUI.

Volto em 15 dias, com mais um Ilustre Desconhecido. 

Ósculo Santo!

2 comentários:

  1. "Quem ou o que ele pode usar para FALAR COM NÓS, seus filhos?"

    Português, me desculpe! Atropelei vc bonito...

    Leia-se:

    Quem ou o que ele pode usar para falar CONOSCO, seus filhos?

    ResponderExcluir