*

*

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Título sem manchas

E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado. 
Marcos 2:27, 28

Juan Rivera Cárdenas nasceu na linda cidade de Ayacucho, centro do Peru. Apesar de suas rendas limitadas, o jovem decidiu ingressar no curso de Assistência Social, na Universidade Nacional de Huamanga de Ayacucho. Ao iniciar os estudos, ele fez um pacto com Deus: ser fiel na observância do sábado, qualquer que fosse a situação. Nos quatro primeiros semestres de estudos, embora com algumas dificuldades, conseguiu viver essa experiência sem grandes complicações. Às vezes, Deus usava os cole - gas de classe, que se uniam a ele, para que as atividades acadêmicas não ocorressem no sábado, como exames, entrega de trabalhos e outras. De - pois, porém, as circunstâncias mudaram. Seus amigos notaram que Juan era totalmente diferente deles – não fumava, não participava de festas, não frequentava discotecas, não consumia bebidas alcoólicas –, e isso os levou a marginalizá-lo e a deixá-lo desamparado em suas lutas. No quinto semestre, as “provas” se tornaram mais adversas. Como parte do programa curricular, ele se matriculou no curso de Teoria Social, impor - tante para sua carreira. O curso era ministrado por um professor conhecido na universidade por ser ateu. Esse professor não lhe deu nenhuma opção para guardar o sábado. Alguns de seus amigos e professores recomendaram que ele assistisse às aulas e fizesse as provas até se formar e então poderia guardar o sábado e frequentar sua igreja, “como os outros fazem”. Juan, porém, decidiu firmemente ser fiel ao Senhor do sábado e disse a si mesmo: “Não obterei um diploma manchado por profanar o sábado.” Com muita tristeza, Juan teve que interromper os estudos. Aparentemente, todas as portas haviam se fechado. No entanto, depois de algum tempo, Juan teve uma nova oportunidade em outro curso, em outro lugar e outra universidade. Hoje, Juan cursa o oitavo semestre de Contabilidade na Universidade Peruana Unión, com sede em Ayacucho, no Programa de Educação a Dis - tância (Proesad). Além disso, foi abençoado com um empreendimento pró - prio, que iniciou pequeno e hoje é uma importante referência em sua região. 

Juan Rivera 
União Peruana do Sul

Leia o Livro "VIVA COM ESPERANÇA"

O Impacto Esperança é o projeto que incentiva a leitura e provê a distribuição anual em massa de livros por parte dos adventistas no território sul-americano. Neste ano a data será 30 de maio, e os mais de dois milhões fiéis adventistas na América do Sul sairão ao mesmo tempo às ruas do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru e Equador para entregar gratuitamente às pessoas milhares de exemplares do livro, 
Viva com Esperança.


A saúde é o sonho tanto de ricos quanto de pobres. O Dr. Ben Carson, célebre neurocirurgião, relata: “Quando eu fazia residência médica no Hospital Johns Hopkins, ficava muito impressionado com o status dos pacientes que via internados. Havia muitos chefes de estado, membros da realeza e diretores de grandes organizações. Vários deles estavam morrendo de doenças terríveis e alegremente abririam mão de todos os títulos e de cada centavo que possuíam para que a saúde ficasse em dia. Isso realmente coloca em perspectiva aquilo que importa de verdade na vida.”



10 passos para distribuir livros


Dia 30 de maio em todas as Igrejas Adventistas da América do Sul!

sexta-feira, 22 de maio de 2015

O Deus da minha salvação

E se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a Minha face e se converter dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos Céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 
2 Crônicas 7:14

Há cinco anos, Nair Molica foi submetida a uma cirurgia para a retirada de um câncer de mama (mastectomia). Ela orou diante dos médicos, entregando-se a Deus e rogando as bênçãos a todos os profissionais ali presentes. No fim da prece, eles responderam com um amém bem alto. A cirurgia foi um sucesso para honra e glória de Deus. Nair decidiu seguir o tratamento de quimioterapia e radioterapia, mas também fez procedimentos naturais, com auxílio de uma clínica especializada. Assim, ela não teve os sintomas de mal-estar, enjoo e tontura típicos. Após cinco anos, Nair começou a sentir algo diferente na cabeça, fez uma ressonância e foi constatada uma metástase craniana: pequenos nó- dulos malignos no cerebelo. Por causa de uma tontura que surgiu, Nair se submeteu a novas sessões de radioterapia. Continuou indo à clínica naturalista e hoje se sente mais disposta como em nenhum outro momento. Intensificou sua dieta natural, parou de consumir alimentos refinados, ovos e derivados do leite, adotando uma alimentação totalmente vegetariana. Quando retornou à clínica levando os novos resultados dos exames, os médicos ficaram admirados e disseram que era um caso atípico. A doença, após um ano, não havia evoluído e Nair não sentia mais dores nem os sintomas comuns do quadro. Ela reconhece que o Senhor preservou sua vida para testemunhar sobre a importância do evangelho da saúde, abrangendo os oito remédios naturais que Ele deixou para Seus filhos, fortalecendo-os para resistir aos ataques de Satanás. Nair aprecia o que está escrito nos livros de Ellen G. White, como Conselhos Sobre o Regime Alimentar, especialmente os oito remédios naturais: “Ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício, regime conveniente, uso de água e confiança no poder divino” (A Ciência do Bom Viver, p. 127). 

Nair Molica Pereira União Central Brasileira

domingo, 17 de maio de 2015

“VÓS, QUEM SOIS?”

Olá amigos em Cristo, blogueiros e blogados!
Eu sou o JOBS, uma sigla q reúne as iniciais do meu nome.
A minha proposta é fazer reflexões a respeito de personagens bíblicos quase nunca citados, daqueles que só quem faz Ano Bíblico consegue lembrar que existem.

A nossa inspiração será sempre: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;” 

2 Timóteo 3:16

Sem mais delongas...

“VÓS, QUEM SOIS?”

Texto-Base: Atos 19:13-16 (adicional Atos 19:8-20)

Ficha pessoal

Nome: Desconhecidos - sabe-se que eram “sete filhos de (...) Ceva”
Profissão: “Exorcistas Ambulantes” (Bíblia Almeida, Revista e Atualizada)
Filiação: Ceva (sumo sacerdote) e mãe desconhecida
Nacionalidade: Israelitas
Geração: Paulo
Versículos que contam sua história: 4
Exemplo: Negativo
Contexto: Havia muita excitação na Ásia pela presença de Paulo. Além de belos discursos teológicos, e um número cada vez maior de convertidos ao “Caminho” (igreja cristã), colaborava para a fama dele inúmeros milagres que o poder do nome de Jesus realizava por seu intermédio. Alguns judeus insensatos decidiram imitar esses feitos extraordinários, mas se depararam com uma realidade simples: eles não eram quem precisavam ser para receber o que Paulo recebeu.

Moral básica
O poder de Deus só vem através de Deus. Parece obvio, mas não é tanto assim, e o cenário atual do cristianismo na verdade desmascara isso bem. Muitas pessoas que dizem “Senhor, Senhor” não estão perto o suficiente de Deus para que sua presença intimide os demônios. Pelo contrário, até mesmo os atraem, como aconteceu com os filhos de Ceva. Não podemos pressupor sermos servos de Deus só por acharmos que podemos.
           

         O filme “O Exorcista” fez muito sucesso na década de 70. O Novo Testamento tem vários casos de enfrentamento entre os demônios e os escolhidos de Deus, sejam o próprio Jesus ou seus discípulos. Sem dúvida que o lado do bem sempre prevalece quando há o poder de Deus nesse confronto, pois esse poder não pode ser subjugado por nenhum outro. A não ser em um caso específico: quando esse poder realmente não está lá.
            
         Paulo adquiriu um grande poder. Que nunca esteve realmente nele, cabe ressaltar. Era o poder de Jesus que “atravessava” a vida de Paulo, fazendo que até mesmo objetos de seu uso obtivessem a característica curativa. Uma cura física e espiritual, pois doenças e possessões demoníacas fugiam diante de meros objetos inanimados! Paulo sabia que não era ele. Não saiu por aí divulgando seu imenso poder sobrenatural. Sua aura de X-Man. Seu potencial de “Vingador”. Nem ele, nem seus lençóis, nem seus aventais sujos de farinha tinham essa capacidade anormal. Ele era a mão usada por Cristo.
            E como Paulo adquiriu isso? Eis a chave. O clímax do artigo de hoje. “Sede vós meus imitadores, como eu sou de Cristo” (I Coríntios 11:1). Aí está: Paulo era usado por aquele que ele imitava! Podemos hoje buscar meios de viver ao lado de Jesus tão proximamente como Paulo conseguiu. Inserindo Jesus na nossa vida com oração, estudo da palavra, divulgação da mensagem, uma fé sincera que cresce todo dia, no problema e na calmaria. Se tentarmos viver uma vida ao lado de Cristo, seremos capazes de ser como Paulo foi. Fazer o que Paulo fez!
            
               Tá bom, eu sei, é meio irreal para os dias de hoje. Eu entrando num hospital público lotado e oferecendo o meu travesseiro para os doentes se esfregarem pela cura. Passando a minha toalha de banho nos corpos de pessoas com problemas de possessões (sejam espirituais ou não, como viciados em drogas, por exemplo) para sua libertação. Quem sabe, passando meu terno por cima da cabeça de presos para expelir todo o mal de seus corações e fazê-los cair no chão pelo poder do Espírito Santo.... ÊPA! Peraí, até que não é tão irreal assim!
            
             Pois é, até que não é. Está acontecendo. E aí entram os Filhos de Ceva. Eles conheciam Paulo, Jesus, a verdade pregada por eles? Sim, claro. Se assim não fora, como sabiam as “palavrinhas mágicas” para expulsar os demônios que eles aprenderam? Mas o poder de Deus não é mágica barata de Mister M. Não se conquista com truques, nem se aprende do nada. É convivência com Deus, como dito anteriormente.

Muitos dizem que o nome de Jesus tem poder. Eu disse isso ali em cima. Mas é preciso entender que o nome, em si, as cinco letras, a fonética, a gramática, isso não significa nada. Jesus não é o “Abracadabra” do cristianismo. É a representação de uma fé. É o simbolismo de uma entrega de vida. O poder do homem que clama a Jesus não sai da boca, e sim do coração.

            Os demônios são maus, mas não são burros. São submissos a Deus, mas não são fracos. Fogem de Jesus, mas não de homens. E se enfrentarem fraqueza, hipocrisia, falta de fé, e mais que principalmente, ausência de Deus, eles não tem motivo nenhum para se intimidar. Eles encaram, e pior: eles vencem. E você pode acabar ferido, nu, e terminar fugindo, humilhado e derrotado.

            Mas antes de eles fazerem tudo isso, eles te fazem uma pergunta. Quem você é? Eles querem saber quem você é. Você vai responder o que? Que é um dos filhos do sumo sacerdote? Que é um cristão verdadeiro? Que é um dizimista fiel? Que é um ex-homossexual? Que é um pescador de homens para Cristo? Não diga nada disso. Não lembre nem do que você é, porque isso não vai te ajudar. Você é uma criança, assustada, frágil, mediante um inimigo muito maior do que sua máxima força poderia encarar.

            Quando ele te perguntar quem você é, diga que você não é nada. Mas aponte para o seu ladinho e diga: “Mas aquele ali é o meu Pai!”
            
Você venceu. 

Enfim, ponderem...

Não sou eu que defino o certo ou o errado, mas gosto de fazer vocês pensarem sobre isso.

Foi um prazer escrever... aceito críticas e elogios nos comentário. Principalmente elogios.

QUE DEUS ABENÇOE A CADA UM DE VOCÊS QUE CHEGARAM ATÉ AQUI.

Volto em 15 dias, com mais um Ilustre Desconhecido.

Ósculo Santo!

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Sinal de obediência

Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de cometer algum mal. 
Isaías 56:2

Quando eu era adolescente, lembro-me de que meu aniversário caiu numa sexta-feira. Pela manhã, eu disse a meu pai que iria aproveitar aquele dia, pois estava de férias. Um amigo me convidou para jogar futebol e, como adolescente, fiquei entusiasmado. Pedi permissão a meu pai para ir, mas ele não me autorizou e disse: “Você não deve ir, sexta-feira é o dia de preparação e você deve estar em casa cedo. Você poderá se atrasar e desobedecer a Deus.” Mesmo assim, saí de casa, aborrecido com o fato de meu pai ser tão extremista. Combinamos que nos encontraríamos às três da tarde para pegar um ônibus que nos levaria ao local em que o jogo seria realizado. O percurso era de uma hora. 

Reunimo-nos com vários amigos e começamos a jogar. Entrei no campo e, na primeira bola, levei uma pancada muito forte, mal podendo ficar em pé, quando meu joelho e o de outro jogador se chocaram. Caímos no chão e fui o mais afetado. Meus colegas me ajudaram a levantar-me, e então me lembrei das palavras de meu pai: “Não vá.” O jogo havia começado alguns minutos antes do pôr do sol. A dor e o incômodo duraram por seis meses, e ainda me lembro da pancada como se tivesse ocorrido ontem.

Como é importante a obediência. Se ouvirmos a voz de Deus a cada dia e obedecermos à Sua Palavra, nossa vida será diferente. Às vezes, somos como adolescentes na obediência a Deus e desejamos fazer nossa vontade quando Ele nos fala.

Muitas vezes, como cristãos, somos desobedientes à vontade de Deus.

Sabemos que o sábado é o dia do Senhor, dia especial e separado para Ele, no qual devemos Lhe dar honra e glória. Às vezes nos esquecemos de quão importante é sermos obedientes aos princípios. O sábado é um dia de esperança, pois feliz é o homem que guarda o sábado sem o profanar.

Que esse dia seja de preparação para o recebimento do santo sábado e para lembrar que há um Deus a quem devemos obediência, pois Ele quer o melhor para nós e deseja nos encher de sabedoria.

Pablo Valverde
Distrito de Huaquillas, Equador

Música da semana (Creio que Tu és a Cura - Gabriela Rocha)


Creio que Tu és a cura
Creio que és tudo para mim
Creio que tu és a vida
Creio que não há outro igual a Ti
Jesus, eu preciso de Ti
...
Nada é impossível para Ti
Nada é impossível
Nada é impossível para Ti
Tens o meu mundo em tuas mãos

sábado, 9 de maio de 2015

O Melhor emprego do Mundo - Homenagem ao dia das Mães 2015

Ser mãe é assumir perante Deus o dom da criação, da doação e do amor incondicional. Ser mãe é ter o melhor emprego do mundo!!!


Mãe eu preciso te falar de amor
Eu preciso te falar da minha gratidão
Receba essa canção, mãezinha.
Quero dedicar esse momento ao Senhor
E bendito aquele dia em que eu nasci de você
Louvado seja Deus porque você é minha mãe.


Famílias Restauradas - 8 A certeza da restauração

"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne, antes a alimenta e sustenta como também o Senhor a Igreja."

Efésios 5:25-33


Famílias Restauradas - 7 Um relacionamento de perdão

O perdão!
O que tem a ver o perdão com a família?
A nossa dificuldade de conceder o perdão e de nos sentir perdoados, torna a felicidade algo distante no casamento.


sexta-feira, 8 de maio de 2015

Tocado pelo Espírito Santo

A Tua misericórdia, Senhor, está nos Céus, e a Tua fidelidade chega até às mais excelsas nuvens. 
Salmo 36:5

Edilson era ancião de uma igreja adventista no Estado do Maranhão. Nessa época, ele não passava por bons períodos financeiros, uma vez que sua renda diária era de no máximo R$ 30,00, resultado do trabalho em sua oficina, consertando fogões.

Durante uma semana de reavivamento espiritual em sua igreja, Edilson sentiu que deveria ser um pactuante. Mesmo sem obter recursos e ainda com muitas dívidas a pagar, decidiu que daria como pacto ao Senhor 5% de sua renda, mais 5% que ele chamou de oferta de sacrifício, e R$ 30,00 à TV Novo Tempo.

Nesse período, seu aluguel estava tão atrasado que o proprietário do imóvel havia pedido que ele desocupasse a casa. Sem saber o que fazer, Edilson orou e pediu ajuda ao Senhor.

Nos dias que se seguiram, sua oficina passou a receber mais e mais clientes, proporcionando um melhor rendimento ao fim de cada expediente. Certa vez, tinha que pagar uma conta de R$ 400,00 e não tinha dinheiro. Orou novamente a Deus, pedindo que agisse de alguma maneira. Naquele dia, apareceram pessoas na oficina comprando produtos que Edil son nem esperava mais vender, pois já estavam ali havia muito tempo. Com aquelas vendas inesperadas, ele conseguiu juntar a quantia necessária para pagar a conta.

Com a intenção de ampliar ainda mais seu comércio, ele começou a produzir antenas caseiras para melhorar a recepção da TV Novo Tempo. Posteriormente, passou a comprar produtos em consignação para vender, o que movimentou seu negócio.

Para não precisar mais se preocupar com o aluguel da casa, Edilson procurou um terreno que havia encontrado pelo valor de R$ 2.000,00. Ao conversar com o proprietário, conseguiu efetuar a compra por R$ 800,00, a quantia exata que ele tinha em mãos. Em menos de um ano, Edilson conseguiu construir sua casa própria.

Atualmente, como tem recebido mais bênçãos, sua contribuição para a obra de Deus é proporcionalmente muito maior do que quando começou seu plano de fidelidade.

Edilson Souza Brandão
União Norte-Brasileira

Famílias Restauradas - 6 Fazendo sua parte

Tem gente que pensa que o casamento está tão acabado, tão deteriorado que não tem saída.
Mas se Cristo foi capaz de ressuscitar a Lázaro, porque não pode ressuscitar um casamento aparentemente cadavérico.
Jesus pode tudo! 


quinta-feira, 7 de maio de 2015

Famílias Restauradas - 5 Casamento com “nada”

A vida é aprendizagem.
Aprender é viver! 
As únicas pessoas que não aprendem são os mortos. Se você respira, se move, trabalha, corre, come mas não aprende faz tempo que está morto e não sabe disso.
Somos seres em permanente aprendizado.


quarta-feira, 6 de maio de 2015

Famílias Restauradas - 4 Uma verdadeira entrega

Tudo passa... Os momentos bons, passam. Os momentos ruins 
também passam.
Muitos vivem em função do passado, se lamentando, se arrependendo, chorando... O que passou, passou.
Viva o presente, olhe para o futuro! 


Famílias Restauradas - 3 Vivendo sem medo

O medo...
Como um sentimento nos leva a ver as coisas completamente distorcidas?


segunda-feira, 4 de maio de 2015

Famílias Restauradas - 2 Um casamento transformado

No tempo de Cristo, as pessoas achavam que a enfermidade era uma maldição ou uma lição que o próprio pecador recebia por causa de seus pecados.
Jesus Cristo surge, para quebrar paradigmas de homens e revelar a 
Glória de Deus.


Famílias Restauradas - 1 O vinho do casamento

Jesus é especialista em restaurar, em curar, em fazer cicatrizar as feridas... 
em fazer tudo novo!

domingo, 3 de maio de 2015

Semana da Família 2015 - Acompanhe aqui!


Você está procurando mais intimidade com a família? Precisa conhecer melhor aos filhos ou ao cônjuge? Está passando por um momento de crise em família? Conflitos parecem difíceis de solucionar? Está difícil perdoar? Ou quer apenas melhorar o que já está bom? A Semana da Família é um projeto da Igreja Adventista para a educação em valores espirituais e familiares, beneficiando a milhões de pessoas em todo o mundo.
A descoberta pode ser a de que no encontro com Deus, o Criador da família, está a base para todo o crescimento nos relacionamentos; que investir no vertical sempre produz resultados no horizontal. 
Participe deste programa e comece suas descobertas!
De 03 a 07 de maio nos lares 
(Você também pode acompanhar por aqui)
08, 09 e 10 com um congresso na IASD de Bento Ribeiro!
Acompanhe aqui uma entrevista com o Pastor Alejandro Bullón, apresentador e autor dos sermões para a Semana da Família 2015.

Repórter: Em sua vasta experiência como conferencista internacional, quais são os problemas familiares mais comuns que o senhor percebe?
Bullón: São vários. A família atravessa um dos piores momentos de sua história. Na verdade, os problemas sempre estiveram presentes, desde a entrada do pecado. Mas hoje o momento é... continue lendo...

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Alzheimer Sabático

Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar.
E aquele dia era Sábado. 
João 5:9.

No dia 15 de agosto de 2007, ocorreu um dos maiores terremotos no Peru, em Pisco. Eu estava na biblioteca da Universidade Peruana Unión. Por volta das 18h45, senti um pequeno movimento na terra. Não temi nada, pois nessa região os movimentos leves são cotidianos. Porém, esse pequeno movimento se prolongou até se converter em algo desastroso. Corri em busca da saída e, em questão de segundos, estava fora do edifício, com uma grande quantidade de jovens universitários. Os edifícios se moviam de um lado para outro, como um balanço. O interessante em tudo isso é que as pessoas perdem a noção do tempo. Naquela noite, as réplicas me levaram a perder a noção do tempo. Na doença de Alzheimer, um dos sintomas é a desorientação. Essa é tão evidente que o enfermo se perde em lugares bem familiares e até mesmo dentro da própria casa. Não sabe o dia, o mês ou o ano em curso e, ainda mais, perde a noção do tempo. Posso dizer que, naquele dia e naquelas horas que eu vivenciei, era como se estivesse com os mesmos sintomas.Falando do sábado e da vida espiritual, poderíamos chamar de “Alzheimer sabático” a perda da noção do tempo no sábado, e essa ideia quer dizer que o sábado é tão importante quanto um terremoto, levando-nos a perder a “noção do tempo, das circunstâncias, dos problemas e de tudo o mais”, porque Cristo nos impacta de tal forma que nada pode nos desviar dessa ideia. A história do paralítico junto ao tanque de Betesda mostra essa sensação. Ele estava esperando a cura por 38 anos. Praticamente, já não lhe restava esperança, mas, naquele dia, ocorreu ao paralítico seu “terremoto espiritual”, que lhe provocou o “Alzheimer sabático”. Jesus o curou de forma impressionante. O enfermo andou e continuou andando. Fisicamente entrou em uma nova forma de vida. Perdeu a noção do tempo. Esse foi o sábado mais bonito de sua vida. Podemos dizer que essa experiência permaneceu em seu coração até o fim de sua vida.

Benjamín Trinidad Ticse
União Peruana do Norte 

Dentro ou Fora?

Olá amigos em Cristo, blogueiros e blogados!

Eu sou o JOBS, uma sigla q reúne as iniciais do meu nome.

A minha proposta é fazer reflexões a respeito de personagens bíblicos quase nunca citados, daqueles que só quem faz Ano Bíblico consegue lembrar que existem.

A nossa inspiração será sempre: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;” 
2 Timóteo 3:16


Sem mais delongas...
DENTRO OU FORA?

Ficha pessoal

Nome: Jeroboão
Profissão: Administrador, militar e rei
Filiação: Nebate e Zerua
Nacionalidade: Israelita da tribo de Efraim
Geração: Salomão
Versículos que contam sua história: 61
Exemplo: Negativo
Contexto: Salomão havia se corrompido espiritualmente, e o povo de Deus precisava de um novo líder, alinhado cos princípios divinos. Deus viu em Jeroboão o homem certo, e o que era necessário se convergiu para que ele assumisse o poder real de dez das doze tribos de Israel. Mas num caso de poder que subiu a cabeça, ele passa a desprezar o Deus que o abençoou. A partir disso, passa a demonstrar uma bipolaridade espiritual.

Moral básica
Dizem que se quisermos conhecer alguém, devemos dar a ele poder, e assim observar o que se fará com ele. Jeroboão foi um homem que lutou por justiça, mas que se perdeu na vida quando chegou ao máximo que poderia alcançar. A outra lição mais clara que Jeroboão nos ensina é a sua constante espiritualidade superficial. Pois sempre que tinha necessidade de um milagre, recorria a Deus, abandonando-o logo em seguida, quando era atendido.

    Jeroboão era um desses caras que era funcionário do mês. Um desses caras que chega primeiro na igreja, senta no primeiro banco, e confere se o culto está sendo feito certinho. Um desses caras que são síndicos dos seus condomínios, e impõe o respeito em toda a vizinhança. E fazia isso tudo enquanto Salomão vivia uma crise estilo “celebridade sem controle”. Mulheres, bebida, idolatria. Jeroboão seria um desses caras que iria para a Av. Paulista com um cartaz de “Fora Salomão”. E Deus via isso. 

Aí um belo dia ele recebe uma notícia chocante de um homem de Deus: Jeroboão seria elevado a posição de Rei! Mesmo sem ser filho ou parente de Salomão. Aliás, essa notícia, essa benção miraculosa vira algo público, e ele tem de fugir para o Egito, pois em seu desespero final, Salomão tenta matá-lo. Mas passando algum tempo, quem morre é o rei.

No momento da sucessão real, Jeroboão ressurge como um grande líder popular. As pessoas tinham reivindicações ao novo rei, Roboão, filho de Salomão. Jeroboão devia estar se perguntando se agora era a hora dele cumprir com as profecias, mas foi humilde, e esperou as profecias com fé, sem tentar alterar o cenário a força. Ele ainda era o homem em que Deus confiava para substituir a Davi como rei amigo de Deus. 

E eis que o povo se rebela, e então quase 90% das tribos dão as costas para o filho de Salomão e condecoram Jeroboão seu líder monárquico. Que honra! É chegado o grande momento! E qual é a primeira coisa que Jeroboão faz com o poder? Agarra-se a ele com tanta força que esquece o Deus que lhe confiou a benção! Com medo do povo abandoná-lo (mas eles tinham acabado de escolhê-lo!), ele falsifica completamente o sistema de adoração a Deus, joga o povo numa idolatria que nem aquele rei corrupto que ele devia substituir (justamente por isso) havia feito. Deus não mais importava. Seu poder sim.

E quão próximo da nossa realidade isso é? Quão igual a Jeroboão muitos de nós fazemos hoje? Não abrindo mão das coisas terrenas, mas sim do Deus todo poderoso, que nos proporcionou essas mesmas coisas terrenas que temos! Não estou falando de ricos e poderosos, pois até mendigos podem ser egoísta a ponto de amar mais o quase nada que tem do que a Jesus. Reflita um minuto que seja sobre o que é mais importante que Deus para você hoje. 
Já refletiu? Não vá ao próximo parágrafo antes disso.

E Jeroboão também ilustra outro “crime espiritual” muito comum nos tempos atuais. A espiritualidade “tá fundo, tá raso”. Ele foi alertado por Deus sobre o que estava fazendo errado por um profeta, que por falar a verdade, recebeu a punição do rei de ser preso. Mas a mão do rei que apontou o homem de Deus, foi imediatamente imobilizada por punição divina. E a quem o rei recorre? A Deus! Que Deus? O Deus que ele decidiu ignorar e desautorizar perante o seu reino. Como assim?

E isso acontece de novo mais para frente, quando seu filho fica doente, e ele não pensa em outro nome para socorrê-lo além do profeta de Deus que lhes contou, muitos anos atrás, quando ele era um cristão sincero, que ele um dia seria rei. Jeroboão exemplifica o cristão interessado em milagres, em bênçãos instantâneas, sem nenhum tipo de compromisso com Deus, e pior ainda: sem nenhuma sinceridade em seu arrependimento. De que vale ser cristão assim? Nada, evidente.

Jeroboão é um exemplo extremamente negativo de tudo que uma pessoa pode fazer para se “desgraçar totalmente” (I Reis 13:34) aos olhos de Deus. De como não devemos jogar fora as bênçãos tão especialmente concedidas por Ele. Existe um plano maravilhoso para nossa vida, separado por Deus para que sejamos bênçãos para nós e para as pessoas ao redor. Não faça como Jeroboão ao descobrir e viver esse plano.

Enfim, ponderem...

Não sou eu que defino o certo ou o errado, mas gosto de fazer pensarem sobre isso.

Aceito críticas e elogios nos comentário. Principalmente elogios.

QUE DEUS ABENÇOE A CADA UM DE VOCÊS QUE CHEGARAM ATÉ AQUI.

Volto em 15 dias, com mais um Ilustre Desconhecido.
Ósculo Santo!

Série *Bíblia Fácil - APOCALIPSE* / Introdução


O que vem a sua mente quando você ouve a palavra Apocalipse? Muitos relacionam essa palavra com destruição do planeta terra e o fim da humanidade, como popularizado por muitos filmes de Hollywood. Porém, o livro do Apocalipse não tem nada a ver com essas ficções. Nele Deus tem uma mensagem para os cristãos de todas as épocas e, por mais incrível que possa parecer, é um dos livros mais belos. Nele todos os livros da Bíblia se encontram e se cumprem. BÍBLIA FÁCIL APOCALIPSE, será uma série de estudos que cobrirá todos os 22 capítulos do livro do Apocalipse. Será apresentada por Arilton Oliveira, Mestre em Teologia e apresentador do programa Bíblia Fácil, da TV Novo Tempo. Durante 18 semanas, se estudarão variados temas do livro...


Origens


Nosso planeta está repleto de monumentos do tempo e da história. Que pistas podem nos dar sobre quem somos e de onde viemos? Nesta nova série de documentários, descubra o que há de mais fascinante na natureza – e revelações intrigantes de ciências como paleontologia, genética e astronomia. 

Estreia: 05/01/2015, às 19:30h.

Sinal da TV Novo Tempo já está em mais de 21 milhões de antenas parabólicas!!!

Jacareí, NT … [ASN] A TV Novo Tempo, emissora que já está presente em operadoras de canais por assinatura e conta com sinal aberto para centenas de cidades brasileiras, entre elas 18 capitais, expande ainda mais sua atuação. Nesta quarta-feira, dia 29, a programação passa a ser vista em mais de 21 milhões de antenas parabólicas com receptores analógicos existentes no País. Desde janeiro desse ano, no entanto, a emissora adventista já opera nas parabólicas com receptores digitais.

Segundo informa Antônio Tostes, diretor da Rede Novo Tempo de Comunicação, foi fechado contrato para transmissão no satélite BrasilSat C2. Segundo relatório de 2014 da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal,  cerca de 37% dos brasileiros veem programas por meio desse sistema de parabólicas. É a estrutura mais comum utilizada em cidades do interior e aquelas localizadas em zonas rurais onde obstáculos naturais dificultam a captação do sinal das retransmissoras de TV em geral. “Nossa audiência potencial –  somando os outros meios nos quais estamos e sem incluir a Internet – deverá ultrapassar 170 milhões de pessoas, o que representará mais de 80% da população brasileira”, comenta o diretor.

Por meio da antena parabólica as pessoas sintonizam os canais de TV aberta mais conhecidos, alguns canais de vendas, do governo e religiosos. É nesse nicho que a Novo Tempo entra agora, mas com um objetivo diferente da maioria das emissoras brasileiras. “Nós consideramos esse público muito relevante e que ainda não era alcançado. É uma decisão importantíssima. No mundo comercial de TV o crescimento de audiência representa que os programas e os anúncios comerciais se tornam mais valorizados. No caso da Novo Tempo a audiência em crescimento é sinônimo de mais estudos bíblicos enviados gratuitamente e vidas sendo transformadas por Deus”, acrescenta Tostes.

Para atender de maneira ainda melhor os novos telespectadores, a Escola Bíblica da Rede deverá passar por um reforço, já que a expectativa é talvez até dobrar a demanda por materiais para um maior conhecimento sobre a Bíblia Sagrada. Hoje a Escola envia, por mês, mais de 20 mil estudos bíblicos. [Equipe ASN, da Redação]

Mensagens Inspiradas... 01/05/15

Muitos acham que seria grande privilégio visitar o cenário da vida de Cristo na Terra, andar pelos lugares por Ele trilhados, contemplar o lago à margem do qual gostava de ensinar, e os montes e vales em que tantas vezes pousaram Seus olhos. 
Mas não necessitamos ir a Nazaré, a Cafarnaum, ou a Betânia, para podermos andar nas pegadas de Jesus. Acharemos os vestígios dos Seus passos ao lado do leito do enfermo, nas favelas, nas apinhadas avenidas das grandes cidades e em todo lugar em que há corações humanos necessitados de consolação.

(Salvo para Servir - CBV, 33)

Durante Seu ministério, Jesus dedicou mais tempo a curar os enfermos do que a pregar. Seus milagres testificavam da veracidade de Suas palavras, de que não veio a destruir, mas a salvar. Aonde quer que fosse, as novas de Sua misericórdia O precediam. Por onde havia passado, os que haviam sido alvo de Sua compaixão se regozijavam na saúde, e experimentavam as forças recém-adquiridas. Multidões ajuntavam-se em torno deles para ouvir de seus lábios as obras que o Senhor realizara. 
Sua voz havia sido o primeiro som ouvido por muitos, Seu nome o primeiro proferido, Seu rosto o primeiro que contemplaram. Por que não haveriam de amar Jesus, e proclamar-Lhe o louvor?

(NOSSO EXEMPLO - Ciência do Bom Viver, 09).

Concurso MasterWhite

Dia 27/04 abriram as inscrições para o Concurso MasterWhite.

ENTENDA O CONCURSO MASTER WHITE


O Master White é um concurso sobre os livros que compõem o Box Mensagens de Esperança.

Será dividido em 7 fases: Uma fase virtual por livro e a fase final que envolverá o conteúdo de todos os livros e será presencial.

As primeiras 6 fases não serão eliminatórias. Apenas após a 6ª fase é que o melhor colocado de cada União da Divisão Sul-Americana seguirá para a 7ª e última fase.

Os participantes irão conquistar seus pontos respondendo de forma correta as 40 perguntas objetivas sobre cada livro/fase, com um limite de tempo para resposta de 2 minutos por pergunta.

Cada fase ocorrerá no último sábado do mês, com duração máxima de 1h20. As fases vão ocorrer nas seguintes datas:

Primeira fase: A prova será sobre o livro “Só Para Jovens”, na data 30 de maio/2015.

Segunda fase: A prova será sobre o livro “Fundamentos do Lar Cristão”, na data 27 de junho/2015.

Terceira fase: A prova será sobre o livro “Vida e Ensinos”, na data 25 de julho/2015.

Quarta fase: A prova será sobre o livro “Eventos Finais”, na data 29 de agosto/2015.

Quinta fase: A prova será sobre o livro “História da Redenção”, na data 26 de setembro/2015.

Sexta fase: A prova será sobre o livro “Orientação da Criança”, na data 31 de outubro/2015.

Haverá prêmios para:

Ganhadores em 1º, 2º, e 3º lugar. Após esses, haverá prêmios também para os melhores de cada União, os melhores de cada Associação e certificado virtual para os que participarem de todas as fases do concurso.

Veja o Regulamento e participe!