*

*

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Dentro ou Fora?

Olá amigos em Cristo, blogueiros e blogados!

Eu sou o JOBS, uma sigla q reúne as iniciais do meu nome.

A minha proposta é fazer reflexões a respeito de personagens bíblicos quase nunca citados, daqueles que só quem faz Ano Bíblico consegue lembrar que existem.

A nossa inspiração será sempre: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;” 
2 Timóteo 3:16


Sem mais delongas...
DENTRO OU FORA?

Ficha pessoal

Nome: Jeroboão
Profissão: Administrador, militar e rei
Filiação: Nebate e Zerua
Nacionalidade: Israelita da tribo de Efraim
Geração: Salomão
Versículos que contam sua história: 61
Exemplo: Negativo
Contexto: Salomão havia se corrompido espiritualmente, e o povo de Deus precisava de um novo líder, alinhado cos princípios divinos. Deus viu em Jeroboão o homem certo, e o que era necessário se convergiu para que ele assumisse o poder real de dez das doze tribos de Israel. Mas num caso de poder que subiu a cabeça, ele passa a desprezar o Deus que o abençoou. A partir disso, passa a demonstrar uma bipolaridade espiritual.

Moral básica
Dizem que se quisermos conhecer alguém, devemos dar a ele poder, e assim observar o que se fará com ele. Jeroboão foi um homem que lutou por justiça, mas que se perdeu na vida quando chegou ao máximo que poderia alcançar. A outra lição mais clara que Jeroboão nos ensina é a sua constante espiritualidade superficial. Pois sempre que tinha necessidade de um milagre, recorria a Deus, abandonando-o logo em seguida, quando era atendido.

    Jeroboão era um desses caras que era funcionário do mês. Um desses caras que chega primeiro na igreja, senta no primeiro banco, e confere se o culto está sendo feito certinho. Um desses caras que são síndicos dos seus condomínios, e impõe o respeito em toda a vizinhança. E fazia isso tudo enquanto Salomão vivia uma crise estilo “celebridade sem controle”. Mulheres, bebida, idolatria. Jeroboão seria um desses caras que iria para a Av. Paulista com um cartaz de “Fora Salomão”. E Deus via isso. 

Aí um belo dia ele recebe uma notícia chocante de um homem de Deus: Jeroboão seria elevado a posição de Rei! Mesmo sem ser filho ou parente de Salomão. Aliás, essa notícia, essa benção miraculosa vira algo público, e ele tem de fugir para o Egito, pois em seu desespero final, Salomão tenta matá-lo. Mas passando algum tempo, quem morre é o rei.

No momento da sucessão real, Jeroboão ressurge como um grande líder popular. As pessoas tinham reivindicações ao novo rei, Roboão, filho de Salomão. Jeroboão devia estar se perguntando se agora era a hora dele cumprir com as profecias, mas foi humilde, e esperou as profecias com fé, sem tentar alterar o cenário a força. Ele ainda era o homem em que Deus confiava para substituir a Davi como rei amigo de Deus. 

E eis que o povo se rebela, e então quase 90% das tribos dão as costas para o filho de Salomão e condecoram Jeroboão seu líder monárquico. Que honra! É chegado o grande momento! E qual é a primeira coisa que Jeroboão faz com o poder? Agarra-se a ele com tanta força que esquece o Deus que lhe confiou a benção! Com medo do povo abandoná-lo (mas eles tinham acabado de escolhê-lo!), ele falsifica completamente o sistema de adoração a Deus, joga o povo numa idolatria que nem aquele rei corrupto que ele devia substituir (justamente por isso) havia feito. Deus não mais importava. Seu poder sim.

E quão próximo da nossa realidade isso é? Quão igual a Jeroboão muitos de nós fazemos hoje? Não abrindo mão das coisas terrenas, mas sim do Deus todo poderoso, que nos proporcionou essas mesmas coisas terrenas que temos! Não estou falando de ricos e poderosos, pois até mendigos podem ser egoísta a ponto de amar mais o quase nada que tem do que a Jesus. Reflita um minuto que seja sobre o que é mais importante que Deus para você hoje. 
Já refletiu? Não vá ao próximo parágrafo antes disso.

E Jeroboão também ilustra outro “crime espiritual” muito comum nos tempos atuais. A espiritualidade “tá fundo, tá raso”. Ele foi alertado por Deus sobre o que estava fazendo errado por um profeta, que por falar a verdade, recebeu a punição do rei de ser preso. Mas a mão do rei que apontou o homem de Deus, foi imediatamente imobilizada por punição divina. E a quem o rei recorre? A Deus! Que Deus? O Deus que ele decidiu ignorar e desautorizar perante o seu reino. Como assim?

E isso acontece de novo mais para frente, quando seu filho fica doente, e ele não pensa em outro nome para socorrê-lo além do profeta de Deus que lhes contou, muitos anos atrás, quando ele era um cristão sincero, que ele um dia seria rei. Jeroboão exemplifica o cristão interessado em milagres, em bênçãos instantâneas, sem nenhum tipo de compromisso com Deus, e pior ainda: sem nenhuma sinceridade em seu arrependimento. De que vale ser cristão assim? Nada, evidente.

Jeroboão é um exemplo extremamente negativo de tudo que uma pessoa pode fazer para se “desgraçar totalmente” (I Reis 13:34) aos olhos de Deus. De como não devemos jogar fora as bênçãos tão especialmente concedidas por Ele. Existe um plano maravilhoso para nossa vida, separado por Deus para que sejamos bênçãos para nós e para as pessoas ao redor. Não faça como Jeroboão ao descobrir e viver esse plano.

Enfim, ponderem...

Não sou eu que defino o certo ou o errado, mas gosto de fazer pensarem sobre isso.

Aceito críticas e elogios nos comentário. Principalmente elogios.

QUE DEUS ABENÇOE A CADA UM DE VOCÊS QUE CHEGARAM ATÉ AQUI.

Volto em 15 dias, com mais um Ilustre Desconhecido.
Ósculo Santo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário