*

*

domingo, 17 de maio de 2015

“VÓS, QUEM SOIS?”

Olá amigos em Cristo, blogueiros e blogados!
Eu sou o JOBS, uma sigla q reúne as iniciais do meu nome.
A minha proposta é fazer reflexões a respeito de personagens bíblicos quase nunca citados, daqueles que só quem faz Ano Bíblico consegue lembrar que existem.

A nossa inspiração será sempre: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;” 

2 Timóteo 3:16

Sem mais delongas...

“VÓS, QUEM SOIS?”

Texto-Base: Atos 19:13-16 (adicional Atos 19:8-20)

Ficha pessoal

Nome: Desconhecidos - sabe-se que eram “sete filhos de (...) Ceva”
Profissão: “Exorcistas Ambulantes” (Bíblia Almeida, Revista e Atualizada)
Filiação: Ceva (sumo sacerdote) e mãe desconhecida
Nacionalidade: Israelitas
Geração: Paulo
Versículos que contam sua história: 4
Exemplo: Negativo
Contexto: Havia muita excitação na Ásia pela presença de Paulo. Além de belos discursos teológicos, e um número cada vez maior de convertidos ao “Caminho” (igreja cristã), colaborava para a fama dele inúmeros milagres que o poder do nome de Jesus realizava por seu intermédio. Alguns judeus insensatos decidiram imitar esses feitos extraordinários, mas se depararam com uma realidade simples: eles não eram quem precisavam ser para receber o que Paulo recebeu.

Moral básica
O poder de Deus só vem através de Deus. Parece obvio, mas não é tanto assim, e o cenário atual do cristianismo na verdade desmascara isso bem. Muitas pessoas que dizem “Senhor, Senhor” não estão perto o suficiente de Deus para que sua presença intimide os demônios. Pelo contrário, até mesmo os atraem, como aconteceu com os filhos de Ceva. Não podemos pressupor sermos servos de Deus só por acharmos que podemos.
           

         O filme “O Exorcista” fez muito sucesso na década de 70. O Novo Testamento tem vários casos de enfrentamento entre os demônios e os escolhidos de Deus, sejam o próprio Jesus ou seus discípulos. Sem dúvida que o lado do bem sempre prevalece quando há o poder de Deus nesse confronto, pois esse poder não pode ser subjugado por nenhum outro. A não ser em um caso específico: quando esse poder realmente não está lá.
            
         Paulo adquiriu um grande poder. Que nunca esteve realmente nele, cabe ressaltar. Era o poder de Jesus que “atravessava” a vida de Paulo, fazendo que até mesmo objetos de seu uso obtivessem a característica curativa. Uma cura física e espiritual, pois doenças e possessões demoníacas fugiam diante de meros objetos inanimados! Paulo sabia que não era ele. Não saiu por aí divulgando seu imenso poder sobrenatural. Sua aura de X-Man. Seu potencial de “Vingador”. Nem ele, nem seus lençóis, nem seus aventais sujos de farinha tinham essa capacidade anormal. Ele era a mão usada por Cristo.
            E como Paulo adquiriu isso? Eis a chave. O clímax do artigo de hoje. “Sede vós meus imitadores, como eu sou de Cristo” (I Coríntios 11:1). Aí está: Paulo era usado por aquele que ele imitava! Podemos hoje buscar meios de viver ao lado de Jesus tão proximamente como Paulo conseguiu. Inserindo Jesus na nossa vida com oração, estudo da palavra, divulgação da mensagem, uma fé sincera que cresce todo dia, no problema e na calmaria. Se tentarmos viver uma vida ao lado de Cristo, seremos capazes de ser como Paulo foi. Fazer o que Paulo fez!
            
               Tá bom, eu sei, é meio irreal para os dias de hoje. Eu entrando num hospital público lotado e oferecendo o meu travesseiro para os doentes se esfregarem pela cura. Passando a minha toalha de banho nos corpos de pessoas com problemas de possessões (sejam espirituais ou não, como viciados em drogas, por exemplo) para sua libertação. Quem sabe, passando meu terno por cima da cabeça de presos para expelir todo o mal de seus corações e fazê-los cair no chão pelo poder do Espírito Santo.... ÊPA! Peraí, até que não é tão irreal assim!
            
             Pois é, até que não é. Está acontecendo. E aí entram os Filhos de Ceva. Eles conheciam Paulo, Jesus, a verdade pregada por eles? Sim, claro. Se assim não fora, como sabiam as “palavrinhas mágicas” para expulsar os demônios que eles aprenderam? Mas o poder de Deus não é mágica barata de Mister M. Não se conquista com truques, nem se aprende do nada. É convivência com Deus, como dito anteriormente.

Muitos dizem que o nome de Jesus tem poder. Eu disse isso ali em cima. Mas é preciso entender que o nome, em si, as cinco letras, a fonética, a gramática, isso não significa nada. Jesus não é o “Abracadabra” do cristianismo. É a representação de uma fé. É o simbolismo de uma entrega de vida. O poder do homem que clama a Jesus não sai da boca, e sim do coração.

            Os demônios são maus, mas não são burros. São submissos a Deus, mas não são fracos. Fogem de Jesus, mas não de homens. E se enfrentarem fraqueza, hipocrisia, falta de fé, e mais que principalmente, ausência de Deus, eles não tem motivo nenhum para se intimidar. Eles encaram, e pior: eles vencem. E você pode acabar ferido, nu, e terminar fugindo, humilhado e derrotado.

            Mas antes de eles fazerem tudo isso, eles te fazem uma pergunta. Quem você é? Eles querem saber quem você é. Você vai responder o que? Que é um dos filhos do sumo sacerdote? Que é um cristão verdadeiro? Que é um dizimista fiel? Que é um ex-homossexual? Que é um pescador de homens para Cristo? Não diga nada disso. Não lembre nem do que você é, porque isso não vai te ajudar. Você é uma criança, assustada, frágil, mediante um inimigo muito maior do que sua máxima força poderia encarar.

            Quando ele te perguntar quem você é, diga que você não é nada. Mas aponte para o seu ladinho e diga: “Mas aquele ali é o meu Pai!”
            
Você venceu. 

Enfim, ponderem...

Não sou eu que defino o certo ou o errado, mas gosto de fazer vocês pensarem sobre isso.

Foi um prazer escrever... aceito críticas e elogios nos comentário. Principalmente elogios.

QUE DEUS ABENÇOE A CADA UM DE VOCÊS QUE CHEGARAM ATÉ AQUI.

Volto em 15 dias, com mais um Ilustre Desconhecido.

Ósculo Santo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário