Olá amigos em Cristo, blogueiros e blogados!
Sem delongas...
Texto-Base: João 14:5-11
Ficha Pessoal
Nome: Filipe
Filiação: Desconhecida
Nacionalidade: Judeu, de Betsaida
Profissão: Apóstolo
Geração: Jesus
Versículos que contam sua história* (de hoje): 4 (do 8 a 11)
*Filipe, como discípulo, aparece na Bíblia 10 vezes.
A maioria das vezes, o nome dele é apenas citado, como na lista de apóstolos.
Exemplo: Negativo
Contexto: Jesus conversa com seus discípulos, já depois de um tempo de ministério, próximo da sua crucifixão. Os apóstolos (1° Tomé, depois Filipe) demonstram como, apesar de tanto tempo com o Mestre, estavam distante de seus ensinos.
Moral Básica: Mateus 7:21 diz: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”. Não importa o quão perto você esteja de Jesus, se você não buscar entendê-lo, não buscar imitá-lo e agradá-lo com seus sentimentos e suas atitudes, você não ganha nada, nem aqui na Terra, nem a salvação.
A coluna se chama Ilustres Desconhecidos. O objetivo é falar de personagens pouco conhecidos. Aí, eu vou lá e escolho como personagem um... discípulo?! Mas são aqueles 12 homens supercitados! Aquele grupo que dá nome aos 12 portões da Nova Jerusalém! Seus nomes estão nos 4 evangelhos! Os amigos mais próximos de Jesus! Aqueles nomes que muitos de nós já decoramos em musiquinhas... Pedro , Tiago (filho de Zebedeu), João, André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago (filho de Alfeu), Tadeu, Simão, Judas e Judas Iscariotes.
Mas aí eu pergunto: desses que você talvez saiba o nome, o que você conhece? Quem foi Bartolomeu? O que fez Tiago, filho de Alfeu? Que atos de Judas (não o traidor) você pode seguir como exemplo? Interessante, né? A gente tem todo um livro de 28 capítulos chamado “Atos dos Apóstolos”, mas não conta os atos de todos, e inclusive, muito dos seguidores de Jesus que tem suas histórias contados em Atos não eram do grupo de 12 discípulos, como Paulo, Barnabé, Estevão, Filipe (lembre-se: o Flilipe de Cesaréia, que prega para o Etíope, por exemplo, era um dos 7 diáconos, não o discípulo do artigo de hoje).
E hoje, quero atentar para esse diálogo entre Jesus e seu discípulo Filipe. É uma mensagem direcionada especialmente para as pessoas que aparentemente estão “próximos de Jesus”, aquelas que tem hábito de ir a igreja e se dizem convertidos e seguidores da Bíblia. Atentem, anos após começar a andar diariamente com o Salvador, Filipe ainda o diferenciava de Deus. Filipe não via Jesus como Deus. Pois é, amigos. Você conhece pessoas que não identificam a Divindade de Jesus? Então se lembre que mesmo na casa de Jesus, alguns dos seus melhores amigos também faziam isso.
O quanto deve ter sido difícil pra Jesus ouvir isso de seu querido discípulo, um dos primeiros que se uniram ao Senhor. Sendo que logo antes do pedido infame de Filipe (“Mostra-nos o Pai e isto basta”), Tomé já tinha vindo com uma perguntinha... Jesus deve ter se sentindo inútil, pregando anos para as paredes. E será que Ele sente isso hoje em dia? Em relação a nós? Será que estamos o ouvindo? Seguindo suas instruções? Atentando para suas promessas? Seguindo o seu exemplo?
Não decepcionemos Jesus. Não sejamos companheiros de Jesus meramente por estarmos perto dele na igreja, em orações formais, em estudos bíblicos por obrigação. Estejamos atentos a mensagem de Jesus, não só a sua existência.
Enfim, ponderem...
Não sou eu que defino o certo ou o errado, mas gosto de fazer vocês pensarem sobre isso.
QUE DEUS ABENÇOE A CADA UM DE VOCÊS QUE CHEGARAM ATÉ AQUI.
Volto em 15 dias, com mais um Ilustre Desconhecido.
Ósculo Santo!
Aguardando os próximos apóstolos... rs
ResponderExcluir