*

*

terça-feira, 6 de março de 2012

O Chef de Deus

Olá amigos em Cristo, blogueiros e blogados!

Após o tradicional recesso do carnaval, o JOBS voltou. Agora é quinzenal mesmo, sem erro! Sem mais delongas...

O CHEF DE DEUS

Texto-Base : Daniel 1:8-20 (Lari, dá pra fazer o hiperlink?)

Ficha pessoal

Nome: Desconhecido
Filiação: Desconhecida
Nacionalidade: Babilônica
Profissão: Chef de cozinha
Geração : Daniel e Nabucodonosor
Versículos que contam sua história: 7 (do 11 a 16)
Exemplo: Positivo
Contexto: Jovens israelitas estão “sequestrados” no palácio do Rei Babilônico Nabucodonosor. Entre eles, Daniel. Eles estão sendo alimentados com comidas “impuras”, como carnes que fazem mal a saúde, e bebidas alcoólicas em excesso. Daniel ousa pedir uma alimentação saudável ao capitão da guarda, Aspenaz. Mas quem toma a decisão é outra pessoa.

Moral básica: Tenha coragem. Esse cozinheiro se arriscou por ter uma fé que provavelmente nem ele conhecia. Pôs em risco sua vida, fazendo a vontade de um rapaz que não passava de um escravo, e demonstrando mais força que Aspenaz, seu chefe direto, que se calou mediante o pedido de Daniel.

O segundo personagem que escolhi para debatermos é alguém que só percebemos ao ler o texto com cuidado. Eu mesmo já tinha lido o texto de Daniel 1 várias vezes e somente ano passado, na 38° vez, provavelmente, eu percebi a existência desse cozinheiro. Até então, eu confundia o cozinheiro com o chefe dos eunucos Aspenaz. Mas não, são duas pessoas diferentes, como está visto no versículo 11 do texto-base.
            Pois é, amigo distraído! Não se confunda! Aspenaz é o covarde da história! Daniel recorreu a ele para comer alimentos diferentes, e a resposta não foi de quem tomou a decisão (ler versículo 10). Logo depois de não ter do “chefão” a resposta que queria, os versículos 11, 12 e 13 mostram Daniel apelando então pra quem realmente servia a comida. E o versículo 14 não deixa dúvida: foi esse chefe que decidiu mudar a comida dos 4 jovens. Que coragem!
            Se nem seu chefe (Aspenaz) se arriscou, porque esse mero cozinheiro o fez? Muito mais: como pode um babilônico sem conhecimento do Deus verdadeiro demonstrar tanta fé no Deus de Daniel? Sabe o que eu acho? É que Deus não se limita a fazer só o que está na Bíblia! Deus fez muitas outras coisas, para todos os povos da Terra!
            Muitas pessoas criticam os seguidores da Bíblia, pela teoria de que Deus era Deus só de Israel, sem preocupação com os outros povos. Isso é mentira! Deus escolheu um homem para dar origem a um povo, mas ele é Deus de todas as nações. E não há ninguém no mundo que não possa encontrar a Deus se procurá-lo com amor dentro do próprio coração!
            Esse maravilhoso Deus criador e mantenedor influenciou o coração do cozinheiro, que deu uma chance para aquele sábio rapaz, Daniel. E deu certo! Graças a atitude do chefe de cozinha que só saberemos o nome no céu, Daniel e seus amigos ficaram mais saudáveis que os demais. Outra lição importante que tiramos é a necessidade de nos preocuparmos com nossa dieta! O que você anda comendo e bebendo, amigo? Deus se preocupa com isso também, e quer te ver vendendo saúde! A receita de água e alimentos naturais e saudáveis não perdeu nenhuma relevância quase 3 mil anos depois!
            Já entrei no 6° parágrafo, tenho que encerrar por aqui. A última qualidade que queria salientar do nosso personagem é a humildade. Vemos no versículo 18 que quem apresenta os jovens à Nabucodonozor é o Aspenaz, aquele que ficou em cima do muro. E o nosso chef de cozinha fica por trás das cortinas, coitado.

Enfim, ponderem...

Não sou eu que defino o certo ou o errado, mas gosto de fazer vocês pensarem sobre isso.

QUE DEUS ABENÇOE A CADA UM DE VOCÊS QUE CHEGARAM ATÉ AQUI.

Volto em 15 dias, com mais um Ilustre Desconhecido.

Ósculo Santo!

4 comentários:

  1. No 5° parágrafo, 3° linha não é "seu" é "Céu", tá!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. ÁÁÁh éh... o pior é q vc tinha me avisado, rs desculpe! Já tá certinho agora... bjs

    ResponderExcluir
  3. Cadê o botão curtir? Rsrsrs...
    parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir