No último Natal uma amiga presenteou-me com um livro interessante: um "Dicionário Porto-Alegrês". É que cada lugar tem suas expressões características, mas o Rio Grande do Sul parece ser campeão brasileiro desta modalidade.
Neste dicionário encontrei uma expressão gauchesca muito interessante.
Chama-se de "Boi Corneta" o indivíduo que é muito negativista e que sempre olha a vida pelo lado ruim, tornando-se muito avesso. Não há muita certeza quanto à origem desta expressão, mas dizem que numa tropa de bois, aquele que não tem um "corno", (o corneta), costuma ser um animal muito arredio.
Nosso mundo está cheio de "boi corneta". Todos os dias deparamo-nos com muitos "bois corneta" por aí, e, em alguns momentos, eu e você nos tornamos, ainda que momentaneamente, "bois corneta".
E sabe por quê? Porque é muito fácil olhar a vida pelo lado negativo; é muito fácil ver tudo cinzento; é muito fácil achar que tudo está uma droga... mas, decididamente, este não é o caminho da felicidade.
Que lucro se pode ter em olhar a vida pelo ângulo negativo? Para quê?
"A Vida É Bela" foi o filme ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1999. Ele traz em seu roteiro uma grande lição, porque, seja qual for a circunstância que vivamos, podemos encará-la de maneira diferente. É fácil?
Não! Não é fácil encarar as situações adversas de maneira positiva, mas é vital para a nossa felicidade.
Talvez você esteja sendo "boi corneta" e os amigos mais chegados e colegar já falaram que você anda esquisito e que está uma "chato". Não é hora oportuna de dar uma redirecionada na vida? De ver as coisas sob outra perspectiva e começar a aprender com as desgraças?
Sapos Fervidos ou Ossos Dançantes
Antonio Braga
Págs 31 e 32
#FICA#A#DICA#
Nenhum comentário:
Postar um comentário