*

*

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Entrevistas - Voz da juventude II

A entrevista de hoje será muito especial...
É só olhar pro tema da noite p/ entender.

Fique agora com a entrevista do...

Dia 21 de outubro

Mensageiro da noite: João Octávio
Tema: Sansão, profeta e playboy

Comunicação: Que importância tem p/ vc a juventude subir ao púlpito em momentos tão críticos como estes que estamos vivendo? (com relação a mundo e vida espiritual e/ou igreja)

João: Acho q a importância está no fato q jovem atrai jovem. Acredito q pregar melhora a vida espiritual de qualquer um. Você ganha tempo precioso com Deus, ao saber q foi escolhido pra ser usado por ele em benefício dos outros. A igreja ganha, porque além de preparo para os pregadores do amanhã, os jovens que assistem, se motivam a se oferecer mais para a obra, ao ver q não é tão difícil assim. Em suma, crescemos espiritualmente como atuantes, e ajudamos os outros a atuarem.


Comunicação: O tema da *Voz* de hoje (21/10) foi: Sansão, profeta e playboy. Um tema bem curioso e instigante. Nos explique o pq deste tema.


João: Não é com orgulho q eu me sinto um indigno perante Deus. Eu procurei para pano de fundo de minha história pessoal um personagem bíblico q não fosse propriamente um exemplo perfeito. Achei mais justo assim. Tenho fortes traços de caráter que se assemelham a história de Sansão. Questionamentos, impulsividades, individualismo, ousadia, etc. No entanto, nem todo exemplo de Sansão é negativo. Sua morte foi um ato muito abnegado, que eu considero um dos sacrifícios mais bonitos da Bíblia. Com as devidas proporções, foi um tanto semelhante ao de Cristo, em seus detalhes. Essa bipolaridade, que tanto me reflete, foi o motivador do tema. 

Comunicação: P/ vc, qual foi o grande erro e o grande acerto na vida de Sansão?

João: Eu acho que a maioria dos cristãos diria que o maior erro dele era sem impulsivo, o que gerava suas paixões proibidas, por exemplo. Mas eu tenho uma famosa mania de ir de encontro a maioria, e diria que o defeito que mais me espanta em Sansão é sua falsa ingenuidade. Em outras palavras, ele era estúpido, e estúpido de propósito, por assim dizer. A história com Dalila deixa isso claro. Todo dia ele mentia sobre a fonte de seu poder, e todo dia Dalila o traia. Ele sabia com toda certeza que ela o traia, pois seria coincidência demais nãos ser traição. E mesmo assim, ele se deixava trair por Dalila todo dia! Mas não é um defeito exclusivo dele. A maioria de nós comete os mesmos erros, continuamente, os mesmos pecados. 
O grande acerto, considero, como citado antes, foi sua abnegação na sua morte. Refletindo sobre suas más escolhas, tenho certeza, ele deu mais valor a proteger seu povo dos inimigos, do q tentar fugir deles. Aquele povo, que ele tão bem conhecia por estar sempre se arriscando em suas terras, caçoou dele. E Sansão pediu forças não pra fugir, mas pra derrotá-los e dar libertação pra Israel. Foi um gente tocante. Tornou Sansão o único homem de Deus na Bíblia a cometer suicídio, além de Jesus, q embora condenado, se permitiu morrer.

Comunicação: Em seu sermão vc citou o fato de sermos escolhidos por Deus mesmo sendo pecadores e imerecedores. Que grande responsabilidade "recai" sobre nós, quando aceitamos este chamado e decidimos viver uma vida ao lado de Jesus? 

João: De sermos heróis de Jesus. Seus exemplos. Suas testemunhas. E é uma grande responsabilidade mesmo, imensa. Muito difícil, porém, ressaltemos, que conta com o apoio da maior força do Universo. E é nessa Força q devemos procurar forças pra vencer. Ler a Bíblia e orar. É pouco, é simples, mas extremamente necessário.

Comunicação: O que você acha que falta p/ juventude de hoje ser a geração que se levantará p/ pelejar no grande conflito final?

João: Foco. Em Jesus, e no que nos leva até ele: Bíblia e oração. Não falo isso por ser exemplo, muito pelo contrário. São muitas distrações q existem hoje, é verdade, mas se tivéssemos em primeiro lugar um compromisso de nos aproximarmos mais de Jesus, e por consequências  tivéssemos a força necessária para servimos de imitadores verdadeiros Dele, nossos testemunhos seriam suficiente para que nossa pregação apenas fosse uma parte "burocrática" na conversão das pessoas, que se entregariam a Jesus, não pelo que nós falamos, mas pelo que nós somos. 

Comunicação: Em seu sermão vc soube dividir muito bem os lados positivos e negativos da vida de qualquer jovem cristão. As bênçãos, as grandes conquistas, as metas superadas, os livramentos e etc. Em paralelo vc citou diversos defeitos de caráter da vida de Sansão e se remeteu a profundas reflexões de sua própria vida. E por fim, citou a grandiosa e maravilhosa misericórdia de Deus. É dessa misericórdia que gostaria q vc falasse neste momento para todos os nossos queridos amigos blogueiros que buscam uma palavra de fé, esperança e amor de Deus.

João: O esteriótipo do crente é o perfeito santinho. Do adventista então, com "esse papo de Lei"...rs. Seria realmente o ideal, mas ninguém q está lá é perfeito. Somos tão dependentes de Deus quanto os que até não acreditam nele. E essa é a melhor parte da Graça e do Amor de Deus. Ele alcança a todos. Ele quer vc, do jeito q vc está. Apocalipse 3:20 fala que Jesus está na porta do nosso coração, batendo. Se ele está lá, é pq ele está realmente do lado de fora. Mas ele quer entrar. Seria muito bom se você desse uma chance pra Ele hj. Como? Ore. E aí, procure a Bíblia. Só isso já é capaz de mudar a sua vida. Acredite.

Comunicação: Considerações finais...

João: Acredite: tudo o q vc precisa é orar, e ler a Bíblia, ambos, o máximo q vc puder. Só. Essa é a sua parte, o resto é com Deus. E Ele cuidará de você.

Por: Larissa Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário