*

*

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Versão de Judas

Olá amigos em Cristo, blogueiros e blogados!

Mil desculpas pelo atraso! 1° semana do Mês é sempre tenso para quem trabalha em banco!

Sem delongas...

A VERSÃO DE JUDAS


Ficha Pessoal

Nome: Judas
“Filiação”: Irmão de Tiago (ao que tudo indica, irmão também de Jesus. Ver: Marcos 6:3)
Nacionalidade: Nazaré (aparentemente), Israelita (de certo)
Profissão: Pregador da mensagem (Apóstolo? Alguns crêem que ele é Judas apóstolo (não o Iscariotes), e não um irmão de Jesus. Alguns acreditam que ele era ambos: apóstolo e irmão)
Geração: Jesus
Versículos que contam sua história: 25 versos da Carta de Judas
Exemplo: Positivo
Contexto: A “Igreja Primitiva”, como se costuma chamar os primeiros anos do Cristianismo, estava ainda engatinhando, em busca de uma identidade, mas já sofria com ataques de pessoas más, infiltradas em sua organização.

Moral Básica: Nessa carta, Judas tenta alertar sobre os perigos dos irmãos não convertidos, mas acima de tudo, motivar os fiéis com a esperança que há em Jesus. Ele cita como nos tempos antigos, Deus já ajudava a separar o bem e o mal. Ao mesmo tempo, a Carta de Judas nos ajuda a explicar um mistério bíblico importante.

            Permanecemos no Novo Testamento para falar desse pequeno livro, ali, incrustado entre as 3 cartas de João e o Apocalipse. Algumas pessoas nem lembram que ele existe. Muitos adventistas e cristãos nunca leram. E se você é desse grupo, e leu o título do artigo, deve estar pensando: “Mas o traidor ainda escreveu um livro que foi parar na Bíblia?!”
            Ah, nobre amigo, se você está pensando nisso, está mais que na hora de mergulhar mais na Bíblia! Judas era um nome muito comum na época de Jesus, e temos pelo menos 3 na Bíblia: o Iscariotes, traidor; o outro apóstolo com esse nome (mais conhecido como _ tadinho _ “Não o Iscariotes”; e o terceiro Judas, irmão de Jesus, que vemos em Marcos 3:6. Pesquisei, e mesmo assim, não sei dizer ao certo se o Judas da carta de hoje é o 2° ou o 3°, mas posso garantir que não é o 1°!
            A minha grande curiosidade, motivadora da escolha desse personagem é um versículo específico do livro de Judas. É um grande mistério bíblico, uma polêmica vital para o entendimento do “pós-vida”, mas que muitas pessoas desconhecem. Na verdade, eu credito muito da existência do livro de Judas na Bíblia à resolução desse “problema” de doutrina Bíblica sobre ressurreição, que só não é mais conhecido, porque muitos dos que deviam ser estudiosos da Palavra (NÓS!) na verdade somos freqüentadores de culto, seguidores de pastores, evangelistas de clubes de amizade. Mas vou deixar isso para o final.
            Inclusive, falando em cristãos não convertidos, esse é o tema principal da Carta. Boa parte dos versículos servem de alerta para o que já acontecia, e hoje continuamos a ver, infelizmente, em todas as áreas. Pessoas auto-proclamadas cristãs, servas do Senhor, mas com vidas não condizentes com os ensinamentos de Jesus. Aliás, não só aquelas pessoas que causam divisões e brigas por terem em si as manchas do pecado não lavadas pelo pedido de perdão a Deus que sentam em bancos e ouvem pregações, mas também aqueles que as fazem! Judas se preocupa em alertar as pessoas quanto aos falsos mestres! E são tantos hoje em dia! Basta ligar a TV que eles já entram em nossas casas. Vendendo seu próprio evangelho de prosperidade, e omitindo as principais mensagens de Deus.
            Mas conforme o livro vai dando exemplos, fica uma promessa nas entrelinhas vital: o Bem vence o Mal nesse Grande Conflito, e amém por isso! Glória a Jesus! Apesar das coisas ruins acontecerem, às vezes dentro da própria Igreja, do próprio “berço de Deus”, o Bem vence. Judas também é profético ao indicar que no fim dos tempos haveria escarnecedores, mas, mais do que isso, o livro de Judas valoriza o que muitos evangélicos esquecem: o Velho Testamento, a primeira parte das Sagradas Escrituras!
            Uma vez num grupo de amigos evangélicos, ouvi um deles dizer que “na verdade, o Antigo Testamento não serve mais pra nada”. Ele é um cara legal, importante, filho de obreiro, prega na igreja dele e tal. Só não sei se ele vai conseguir recolher o dízimo dos irmãos na igreja com essa pregação sobre o Velho Testamento, já que o Novo não tem nenhuma citação de devolução de dízimo, só para deixar um exemplo mais comum para combater essa, desculpe a palavra forte, blasfêmia. O Velho testamento vale sim, e muito! E quem garante isso é o novo! Num livro de apenas 25 versículos, Judas cita Sodoma, Gomorra, Caim, Balaão, Coré, Adão, Moisés e Enoque! Quem conheceria eles sem os livros do Velho Testamento!
            Ah, falando em Enoque e Moisés... lembra do 1° parágrafo? Qual é a função do livro de Judas, amigos? Sabia que em Judas a gente lê uma profecia de Enoque? Versículo 14. Ele profetiza sobre a volta de Jesus. O engraçado é que essa profecia não está em Genêsis, onde se encontra a história de Enoque. Mas se não está escrito o que Enoque fez como Judas sabia disso, milhares de anos depois? Você acha que eu sei? Eu não sei. Queria saber também. Talvez tenha sido influência direta do Espírito Santo, uma revelação. Talvez alguma história tradicional judaica, passada de pai para filho. Talvez além dessa, ou no lugar dessa última hipótese, Judas tenha lido isso em algum relato de Moisés que não foi parar na Bíblia. Mas uma coisa a gente sabe: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” (2 Timóteo3:16). Então é isso: tinha que estar lá. É a Bíblia, é a verdade, só acredita quem tem fé.
            E MOISÉS COM ISSO?! Calma, vou chegar lá agora. Você lembra que Moisés morreu na Terra, como todo humano. Isso está relatado com todas as letras em Deuteronômio 34:5-7. Quando morremos, ficamos descansando, repousando, aguardando a volta de Jesus. Ora, aí vem a polêmica: se Moisés morreu, COMO É QUE ELE APARECE A JESUS NO MONTE DAS OLIVEIRAS em Mateus 17:1-3?!?!?!?! Era um fantasma? Uma alma penada? Um anjo ou demônio? Deus? Moisés mesmo morto? Teria ele ido direto para o Céu ao morrer, como algumas denominações pregam, invés de descansar a volta de Jesus debaixo da Terra como nós pregamos?
            Aí, entra Judas de novo. Versículo 9. Repare na explicação que o texto dá. Isso não está em Deuteronômio! Por algum motivo, o Espírito Santo quis guardar a resposta de algo que nos deixa em dúvida em Mateus, que “deveria” estar em Deuteronômio, mas que só se encontra em Judas! Eu acho isso incrível! Como Judas “descobriu” isso, não sabemos. Mas isso já foi discutido na profecia de Enoque. O que eu queria compartilhar com vocês, para os que não sabiam, acredito que a maioria, é a importância dessa peça no Quebra-cabeça da Bíblia. Tudo se completa, tudo se encaixa.
            E mesmo se você ainda encontrar outros mistérios sem soluções da Bíblia, Judas tem um último recado para você. Versículo 22, Versão na linguagem de hoje: “Tenham misericórdia dos que tem dúvidas”.

Enfim, ponderem...

Não sou eu que defino o certo ou o errado, mas gosto de fazer vocês pensarem sobre isso.

QUE DEUS ABENÇOE A CADA UM DE VOCÊS QUE CHEGARAM ATÉ AQUI.
(Hoje exagerei, né! Escrevi muito! Foi mal aí!)

Volto em 15 dias, com mais um Ilustre Desconhecido.

Ósculo Santo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário