*

*

domingo, 6 de maio de 2012

Algo que aprendi com os ninivitas...

Estudei o livro de Jonas na semana que passou (Lição dos adolescentes) e aprendi algo vou levar para minha vida inteira, sem dúvida...

Uma pequena lembrança da história...

"A história de Jonas tem de tudo – terror em alto-mar, tentativa de suicídio, resgate sobrenatural, profecias de punição e destruição, uma demonstração inesperada de amor verdadeiro – tudo, menos um final convencional. Lá estava Jonas, mais longe de casa do que jamais poderia imaginar. Já tinha viajado de navio, de peixe e a pé, e agora estava sentado fora da cidade de Nínive sentindo pena de si mesmo e se lamentando da forma mais egoísta do mundo.
Como nenhum outro livro da Bíblia, talvez exceto o livro de Jó (uma outra história de alguém que aprendeu que se você discutir com Deus não espere ganhar), somos deixados com inúmeras perguntas não respondidas.
Como que Jonas, pregando de forma tão indiferente que Deus destruiria aquele povo pelo fogo, conseguiu tocar o coração de tantas pessoas? O que será que aconteceu com aqueles ninivitas – especialmente ao considerarmos que algumas gerações mais tarde os babilônios reduziram aquela cidade a nada? Por que Deus enviaria alguém tão preconceituoso para pregar a um povo que ele
desprezava tanto? Quando e por quanto tempo os ninivitas mudaram os seus caminhos e
o quanto passaram a compreender acerca de Deus? Será que Jonas voltou a comer peixe
depois disso? 
Somos deixados com uma resposta: Foi uma obra de Deus. Um Deus que Jonas conhecia muito bem: “Deus que tem compaixão e misericórdia […] sempre paciente e bondoso […] sempre pronto a mudar de ideia e não castigar”. Jonas 4:2, NTLH. Deus salva quem Ele escolhe, e Ele escolheu a todos nós. Nenhum pecado é tão grande que não possa ser perdoado.
Nenhum pecador foi tão longe que não possa ser salvo. Jonas teve que aprender a mesma lição que o profeta Samuel, Pedro e a maioria de nós: “[As pessoas] olham para a aparência, mas Eu vejo o coração.” 1 Samuel 16:7.
O livro de Jonas pode parecer um livro insignificante se comparado com outros livros da Bíblia, mas trata-se de um livro repleto de alguns temas importantíssimos.


• Deus ama e Se importa com as pessoas mais pecadoras – e também as mais teimosas.
• Deus já fez tudo para nos salvar, bastaaceitarmos.
• A importância de vermos os outros como Deus os vê."

Mas... O que aprendi com os ninivitas?


Nínive, localizada nos dias de hoje próximo a Mosul, no Iraque, foi uma cidade que possuía grandes templos e palácios ao longo das rotas de comércio fluviais entre o Ocidente e o Oriente. Era a capital do antigo império Assírio e a maior parte de sua expansão arquitetônica ocorreu algumas décadas antes
que seu visitante mais famoso aparecesse para profetizar sua destruição. Jonas descreveu a cidade de Nínive como uma cidade tão grande, que uma pessoa levava três dias para atravessá-la (Jonas 3:3), que os estudiosos acreditam se referir ao tempo que levaria para caminhar ao redor dela.

Registros arqueológicos indicam um reavivamento do culto ao deus Marduque em Nínive próximo ao tempo de Jonas, mas nem a Bíblia nem os arqueólogos sugerem que todos os ninivitas se tornaram “Assírios do Sétimo Dia”. Na história, Jonas não pede que os ninivitas deixem seus deuses. O texto também não diz que eles aceitaram a Deus como seu único Senhor. Jonas apenas pediu que eles se arrependessem de seus pecados, e mesmo entendendo quase nada da religião dos israelitas, Deus aceitou o arrependimento dos ninivitas e a fé que tiveram como sendo genuínos.
O rei de Nínive ficou convencido de que o pior dos pecados dentre o povo era a “violência”, e a compreensão que teve sobre a salvação foi tão clara como qualquer outra na Bíblia: “Que cada pessoa ore a Deus com fervor e abandone os seus maus caminhos e as suas maldades!
Talvez assim Deus mude de ideia. Talvez o seu furor passe, e assim não morreremos!” Jonas 3:8 e 9, NTLH.
Jesus fez referência a Jonas ao rogar aos israelitas que se arrependessem de sua justiça própria. Na ocasião em que exigiram um sinal, Ele lhes disse que o único sinal que teriam seria o “sinal de Jonas”. “Porque assim como Jonas ficou três dias e três noites dentro de um grande peixe, assim também o Filho do Homem ficará três dias e três noites no fundo da terra.” Mateus 12:40, NTLH. Jesus os fez lembrar que os ninivitas haviam recebido muito menos evidências para crer do que eles; no entanto, “no dia do juízo o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês porque, quando ouviram a mensagem de Jonas, eles se arrependeram dos seus pecados. E Eu afirmo que o que está aqui é mais importante do
que Jonas”. Lucas 11:32.

Pq as vezes esperamos o sobrenatural e o miraculoso para ter mais fé? O povo violento de Nínive ñ precisou disso para se arrepender de seus pecados e pq eu serei diferente.

Senhor, me ajude a entender que o Senhor também trabalha na simplicidade da vida...


Nenhum comentário:

Postar um comentário