*

*

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Respeito a Oseias!

Mais uma história lida, mais uma lição aprendida!

Se você ainda não teve a oportunidade de ler a história de Oséias, clique no link a seguir:


Abaixo você lerá as considerações feitas pela lição da escola sabatina da classe dos adolescentes que pra mim foi um aprendizado e tanto.

Israel estava prestes a ser destruída. Os israelitas haviam desobedecido a Deus vez após outra. Como resultado, eles logo seriam levados cativos. Oseias foi o último profeta enviado a Israel antes da nação ser destruída. Todos os profetas anteriores haviam falado do julgamento iminente e do severo castigo que estava para cair sobre todos que tivessem se afastado de Deus. No livro de Oseias, Deus demonstra
Seu caráter afetuoso, a imensidão de Seu coração e a profundidade de Seu amor.
O nome Oseias significa “salvação” ou “salvador”. Tem o mesmo significado dos nomes Josué e Jesus. Na verdade, Jesus é a versão grega de Oseias. Oseias também foi o nome do último rei de Israel, antes que fosse destruída como nação. Esse nome era uma promessa de salvação.
Deus instruiu o jovem profeta Oseias para se casar. A mulher com quem ficou noivo era infiel e era uma prostituta. Mesmo assim, Oseias casou-se com Gômer e deu início a uma família, mas Gômer nunca deixou seus amantes. Ela traiu Oseias mais de uma vez e acabou se tornando uma escrava.
Oseias ficou com o coração partido. Ele havia se apaixonado por Gômer e parecia que Gômer desejava ficar com todos, menos com ele. Deus disse a Oseias que era exatamente assim que Ele Se sentia em relação a Sua esposa, Israel. Deus a amava profundamente e provia tudo para seu bem-estar, mas ela continuava a ignorá-Lo totalmente. Israel preferia os deuses do mundo. Isso partiu o coração de Deus.
Deus disse a Oseias para buscar sua esposa. Quando a encontrou, mesmo sendo sua mulher, ele teve que pagar a um outro homem pela sua liberdade. A Bíblia revela que ele a comprou por 15 shekels de prata. O profeta pagou o equivalente a 30 moedas de prata por sua esposa. Esse
era o preço de um escravo. Esse foi o preço que Judas pagou por Jesus.
Oseias provavelmente ganhava apenas 10 shekels no ano. Portanto, 30 shekels era muito dinheiro. Oseias teve que pagar um preço muito alto para perdoar e restituir sua esposa. A história de Oseias aponta para Cristo, que nos comprou da escravidão do pecado com Seu próprio sangue. Deus nos ama demais para nos abandonar à escravidão. Apesar de termos partido Seu coração, Ele ainda nos convida a termos um relacionamento de amor com Ele.

Deus nos ama demais. Seu amor por nós é infinito, eterno e constante. A história de Oseias demonstra esse amor. Demonstra o amor que Deus tem para com Seu povo. Esta história e lição não se referem apenas ao lar desfeito e ao coração partido de Oseias, mas também ao coração partido de Deus.
O amor de Deus fez com que Ele retirasse todos os obstáculos para mostrar a Israel o quanto Ele Se preocupava com aquela nação. Deus estava desesperado para salvar e libertar aquele povo. Israel, no entanto, deveria tomar a decisão de voltar para Deus.
Da mesma forma, Deus está desesperado para redimir e restaurar Seu povo hoje. Ele espera ansiosamente que nos entreguemos completamente.
Assim como nos tempos de Oseias, Deus é geralmente rejeitado, esquecido ou ignorado e isso Lhe causa muita dor. Aquele que restaura corações revela que Seu próprio coração está partido. Deus, no entanto, Se recusa a desistir.
Deus promete lutar por Sua noiva. O plano de Deus é redimir Seu povo, assim como Gômer foi redimida. Deus nos deixa a promessa de que Ele restaurará e curará Seus filhos. Deus está disposto a fazer de tudo para que o nosso relacionamento com Ele dê certo. Deus quer nos restaurar e nos reavivar.
O relacionamento, porém, tem duas vias. Devemos fazer nossa parte para permanecermos fiéis a Deus e manter um relacionamento de amor com Ele.

O livro de Oseias é uma história de amor. Oseias apaixonou-se por uma mulher que não o amava. Em meio à dor, Deus o ajudou a amar novamente. Apesar de sua esposa ser infiel, Deus foi capaz de curar o relacionamento daquele casal e restaurar a família.
Da mesma forma, a história de Oseias mostra como Deus Se sente a nosso respeito.
Deus nos ama profundamente. Deus deseja desesperadamente que tenhamos um relacionamento de amor com Ele. Essa história nos ajuda a compreender um pouco do imenso amor de Deus por Seus filhos. “Como posso desistir de você?” pergunta Deus. Ele quer lutar por nós. Essa história também expressa a dor que causamos a Deus quando nos afastamos dEle, quando O negligenciamos ou O ignoramos. Deus tem um plano para nossa vida. A história de Oseias aponta para Jesus, que morreu para nos tornar livres da escravidão do pecado. Por causa de Jesus Cristo, podemos ser restaurados através de um relacionamento de amor com Deus.

2 comentários:

  1. Muito bom o texto.
    Grata por escrevê-lo e partilhar dos ensinamentos bíblicos.
    Deus sempre o instrua e o consagre. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Amém querido irmão!
    Deus o abençoe ricamente...
    Nos visite sempre! ;-)

    ResponderExcluir