*

*

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Fé, Graça e Lei.


                A Bíblia é clara ao mostrar que a salvação depende de dois aspectos: a fé e a obediência, mas ambos os aspectos só são viáveis por causa da existência da graça. A fé te permite entrar para a família de Deus, a obediência faz com que você permaneça nela. A Lei do Senhor é o que nos permite saber o que o Dono da casa quer de nós que somos forasteiros, ela é uma corrente de dez elos e se rompermos um destes elos, romperemos toda a corrente (Tg 2:10-11).
              Nós quando aceitamos a Cristo, observamos o primeiro aspecto da salvação, a saber, a fé. E com o tempo vamos buscando entender o que este Salvador quer de nós e passamos a praticar o segundo aspecto da salvação, a obediência. Ao olharmos para o primeiro aspecto vemos que é fácil, de certa forma, crer na obra de Cristo para nos salvar, o difícil é observar o segundo aspecto, a odediência, por que constantemente queremos fazer o que é errado, temos uma natureza dentro de nós que luta contra o Espírito de Deus, querendo fazer o que é errado perante os olhos do Senhor. O Apóstolo João diz em 1 Jo 3:4 que pecar nada mais é do que quebrar a Lei de Deus. Muitas vezes somos levados por nós mesmos a fazermos o que é mal, ou seja, o pecado, e não conseguimos praticar com perfeição o segundo aspecto da salvação, mas isto não deve ser desesperador. Nenhum homem conseguiu nunca pecar, apenas Jesus. E ele nos disse para guardamos os Mandamentos. Mas seria uma ordem injusta? Seria uma tarefa impossível? Ai depende do ângulo que você está olhando. Quando pensamos que obedecer a Deus observando os mandamentos nada mais é do que cumprir regras a todo custo, ai sim será uma tarefa impossível. Mas quando antes de tudo, amamos o Criador, tudo passa a fazer sentido e a obediência passa a ser natural, por que amamos a Deus e não queremos fazer o que magoa o Seu coração. Embora pequemos, o arrependimentos nos trará de volta à corrida da obediência.
                 A Bíblia conta que Abraão mentiu dizendo que Sara não era sua esposa (Gn 12:12-13); mas ainda assim a Bíblia relata posteriormente que Abraão guardou os mandamentos de Deus e a sua Lei (Gn 26:5). A Bíblia mentiu então? Não! Então se a Bíblia diz que Abraão mentiu, mas depois diz que Abraão guardou os Mandamentos de Deus, então é possível, mesmo para mim e para você, sermos considerados por Deus como ‘’guardadores dos seus mandamentos’’ mesmo falhando em guardá-los às vezes, como Abraão fez, mas sempre tendo em visto o arrependimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário