*

*

segunda-feira, 18 de junho de 2012

NÃO PERCA A SESSÃO DO DESAPEGO!


Texto-Base: Habacuque (1-3) 

Ficha pessoal

Nome: Habacuque
Filiação: Desconhecida
Nacionalidade: Israelita (Teorias dão conta q ele era da tribo de Levi)
Geração: Daniel (aproxidamente; época do Reino da Babilônia forte)
Versículos que contam sua história: 56 (cap 1-3)
Exemplo: Positivo
Contexto: Israel vivia uma época muito sombria. Nabucodonosor deixara o país um deserto, e os israelitas se dividiam em dois grupos: escravos em Babilônia ou miseráveis ao redor de Jerusalém. Habacuque foi um homem levantado por Deus, do grupo dos chamados Profetas Menores, que, em meio a desespero, violência e maldade_ ousou protestar contra Deus, mas em nenhum momento deixou de adorá-lo e manter sua fé no Pai.

Moral básica: Habacuque viveu uma era muito parecida com a nossa. Cheia de medo e injustiça por toda parte. Ele não se calou perante Deus, mas muito mais do que isso: ele não abandonou sua confiança na vitória em nome do Senhor! Quantas vezes agarramos nossa espiritualidade nas coisas dessa vida, e não enxergamos a realidade do Céu, cegos que estamos por essa sombra que vivemos. Quantas igrejas trabalham a salvação como solução de todos os problemas da nossa vida de hoje, e não como encontro com Jesus no pós-vida.

Por que você entra para uma igreja? E o que pregam lá dentro? Não há dúvidas que o Deus que sabe quantos fios de cabelo há na sua cabeça, te ama a ponto de quer ver você muito feliz aqui na Terra. A história de Jó mostra que traz o mal é o Inimigo e que Deus quer nos encher de benções, e pra já! Diversos homens de Deus da Bíblia foram ricamente abastados de felicidade de todas as suas formas. Abraão, José, Jacó, Daniel, Davi, etc.. Mas é preocupante ver quantas denominações insistem em arrendar rebanhos com discursos que batem só na prosperidade terrena e imediata. E é triste quantas pessoas seguem esse rumo rasteiro, que se não os afasta mais de Deus, tampouco o aproxima.
Volto a esse assunto no final. O ilustre desconhecido de hoje é o profeta Habacuque. Impossível não se lembrar do Irmão Waldir em seus esvaziados cultos de domingo de manhã na IASD Mal. Hermes, lá pelo ano de 2006 ou 2007, que insistentemente falava de Habacuque. Eu sei que você não sabe do que estou falando, mas foi irresistível citar isso. De certo modo Habacuque é nosso conterrâneo. Ele também se horrorizava com a violência que via no jornal todo dia. Você ainda tem essa sensibilidade: sofre junto de cada alma que apanha nesse mundo?
Habacuque fica irado mesmo. E dá um exemplo de franqueza quanto a próprio dor no trato com Deus. Ele profetiza asperamente ao Senhor e exige respostas. Exige uma mudança de atitude. Mas “exige” não é bem a palavra. Ele respeita. E tem o conhecimento que Deus está além de sua total compreensão. Em uma passagem bonita, diz que “Deus permite o mal, mas nem sequer pode enxergá-lo, pela sua pureza” (adaptação livre).
Habacuque é um exemplo de paciência. Ele sabe que não deu “sorte” de ter vivido anos de glória e sim de luta entre o povo de Deus, mas nem por isso perde a esperança no futuro. Ele enxerga com fé o que o presente não mostra: uma redenção que virá. E não é esse o discurso missionário do século XXI? Habacuque abre um parêntese e gasta alguns versículos criticando a adoração de ídolos. Como o ser humano se rebaixa pondo-se de joelhos ante uma argila, um barro, um santo que se quebra ao cair.
Habacuque é a mansidão do justo. Não faz planos de vingança, de violência redistribuída ao malfeitor. Deposita isso tudo aos pés de Deus. Permite que ele exerça sua vontade para perdão ou punição. 
Mas o mais legal do livro de Habacuque é o seu apelo final. É a oração de súplica do abnegado Habacuque. Leia só os últimos 3 versículos (Hb 3:17-19) Gente, não é não ter figueiras, não ter uvas, não ter azeite, não ter nenhuma comida pra plantar, nenhuma ovelha e nenhum gado, é não ter nada! Ponha-se no lugar do povo daquele tempo: sem essas coisas eles não tinham nada! Não tem mercado pra comprar coisas, nem países vizinhos para importar, o que Habacuque estava dizendo é que se ele ficasse sem ABSOLUTAMENTE NADA, preste a morrer de fome, vazio, sozinho, ainda assim, verso 20, ele se “alegraria no SENHOR”. 
Eu não posso garantir que você vai ter a casa dos seus sonhos, o cônjuge dos seus sonhos, o emprego dos seus sonhos, e nenhuma religião bíblica séria desse mundo pode fazer isso. O que eu posso te dar certeza é que Deus te ama muito, e nada pode te separar desse amor. E que mesmo em provações que você passe, ele continua te amando. E por fim, que mesmo sem que possamos prometer com sensatez que ao lado de Jesus sua vida aqui só vai ter alegrias, só uma vida com Jesus pode te dar a eterna e verdadeira alegria: seu lugarzinho no Céu.

Enfim, ponderem...

Não sou eu que defino o certo ou o errado, mas gosto de fazer vocês pensarem sobre isso.

Foi um prazer escrever... aceito críticas e elogios nos comentário. Principalmente elogios.

QUE DEUS ABENÇOE A CADA UM DE VOCÊS QUE CHEGARAM ATÉ AQUI.

Volto em 15 dias, com mais um Ilustre Desconhecido. Dessa vez a história virá de Daniel. Será que você já sabe de quem estou falando?

Ósculo Santo!

Um comentário:

  1. Muito bom esse post!!!

    E eu acho q o próximo será sobre algum amigo de Daniel, rs

    ResponderExcluir